Saberes em movimento na biblioteca municipal de Juína – MT
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9826.literartes.2021.173021Palabras clave:
Projeto de leitura, Bibliotecas, Democratização de saberes, LetramentoResumen
Neste artigo, examinamos o projeto “Arte, Leitura e Cultura, uma bela mistura”, sediado na Biblioteca Municipal Profa. Maria Santana, em Juína – MT. O projeto tem recebido reconhecimento nacional e internacional por meio da participação em eventos e de premiações. Visa-se analisar o papel das ações desenvolvidas para a democratização de conhecimentos e a concepção de leitura que subjaz ao projeto analisado. Para a realização desta análise, entrevistamos a idealizadora do projeto e as ações desenvolvidas. Com foco, perpassamos a função das bibliotecas e o conceito de letramento, segundo Pereira (2009), Scribner e Cole (1981) utilizados como norteadores para o balizamento teórico deste estudo.
Referencias
BENAVENTE, Ana. A literacia em Portugal: resultados de uma pesquisa extensiva e monográfica. Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, 1996.
CANDIDO, Antonio. Direito à Literatura. In: ______. Vários Escritos. Duas Cidades São Paulo, 2004.
GOMES, Heitor. Tendências de pesquisa sobre mediação, circulação e apropriação da informação no Brasil: estudo em periódicos e anais dos ENANCIB (2008-2009). Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação, Brasília, DF, v.3, n.1, p.85-99, jan./dez. 2010.
MARTELETO, Regina Maria. Jovens, violência e saúde: construção de informações nos processos de mediação e apropriação de conhecimentos. RECIIS –R. Eletr. de Com. Inf. Inov. Saúde, Rio de Janeiro, v.3, n.3, p.17-24, set. 2009.
MARTÍN-BARBERO, Jesus. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. Rio de Janeiro: Editora da URFJ, 1997.
MARTINS, Maria Helena. O que é Leitura. 19 ed. São Paulo: Princípios, 1994.
PEREIRA, Íris. Literacia Critica: Concepções Teóricas e Práticas Pedagógicas nos Níveis Iniciais de Escolaridade. In: AZEVEDO, Fernando & SARDINHA, Maria da Graça (Eds.) Modelos e Práticas em Literacia. Lisboa: Lidel, 2009.
PETIT, Michèle. A arte de ler ou como resistir à adversidade. São Paulo: Editora 34, 2010.
SCRIBNER, Silvia & COLE, Michael. The psychology of literacy. Cambridge, MA: Harvard University Press, 1981.
SOARES, Magda. As muitas facetas da alfabetização. In: Alfabetização e letramento. São Paulo: Contextos, 2003.
SOARES, Magda. Alfabetização e letramento, 2° ed. São Paulo: Contexto, 2004.
TODOROV, Tzvetan. A literatura em perigo. Rio de Janeiro: DIFEL, 2009.
UNESCO. Manifesto da UNESCO para a Biblioteca Pública, Paris, 1994. Disponível em: http://archive.ifla.org/VIIs8/unesco/port.htm>. Acesso em: 10 jul. 2020
VICENTE, Cristina Maria Rebelo Salvado. Comunidade de leitores - Vinte Razões para Ler. Dissertação de Mestrado apresentada à Faculdade da Beira Interior, 2010.
WILLIAMS, Reymond. Palavras-chave: um vocabulário de cultura e sociedade. Boitempo: São Paulo, 2007.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Marinete Luzia Francisca De Souza
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Autores que publican en esta revista está de acuerdo con los siguientes términos: Autores mantienen los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultaneamente licenciado bajo el Permiso Creative Commons Attribution que permite compartir el trabajo con reconocimiento de la autoría y publicación inicial en esta revista. Autores tienen autorización para asumir contratos adicionales separadamente, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (ejemplo: publicar en repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista. Autores tienen permiso y se estimulan a publicar y distribuir su trabajo en línea (ej.: en repositorios institucionales o en su página personal) a cualquier punto antes o durante el proceso editorial, ya que eso puede generar cambios productivos, así como aumentar el impacto y la cita del trabajo publicado (Ver: O Efeito do Acesso Livre).