O ensino da leitura e escrita em língua portuguesa mediado pela literatura de cordel na E. E. M. Virgílio Távora na cidade de Barbalha-CE
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9826.literartes.2021.173103Palabras clave:
Literatura de cordel, Escrita, Barbalha, LeituraResumen
O presente estudo pretende apresentar a importância da literatura de cordel para o ensino da leitura e escrita em língua portuguesa no ensino médio, através do relato de uma experiência metodológica exitosa realizada na E. E. M. Virgílio Távora, na
cidade de Barbalha, no Cariri cearense. Referenciando-se em pesquisas de autores que utilizam os folhetos de cordel como objeto de estudo, com destaque para Melo (1982) e Galvão (2002). Recorreu-se também à legislação educacional vigente, a LDB nº9394/1996 e a atual Lei nº 13.415/2017 sobre o novo ensino médio. Na análise dos resultados,
percebemos que a produção do cordel propiciou maior interação entre os escolares e foi vista como forma descontraída de ler e escrever além de aliar conhecimento ao contexto
cultural da cidade de Barbalha-CE.
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