Entre a carne e o espírito: relações de gênero nos filmes de horror de Jean Garrett

Autores/as

  • Laura Cánepa Universidade Anhembi Morumbi
  • Tiago José Lemos Monteiro Instituto Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9826.literartes.2021.185158

Palabras clave:

Cinema brasileiro, Boca do Lixo, Sexploitation, Horror, Jean Garrett

Resumen

Este trabalho tem como objetivo traçar características temáticas dos filmes de horror realizados pelo cineasta luso-brasileiro Jean Garrett (José Antônio Nunes Gomes da Silva, 1947-1996) no âmbito da indústria de sexploitation que marcou o cinema popular paulista nos anos 1970 (DENNISON, 2009; PIEDADE, 2006). Trataremos de duas obras de terror psicológico (Amadas e Violentadas, 1976; A Mulher que Inventou o Amor, 1980) e duas de horror sobrenatural (Excitação, 1976; A Força dos Sentidos, 1979) dirigidas por Garrett, observando as especificidades de seu trabalho em uma cinematografia nacional então marcada, pela revolução sexual e pelo reacionarismo político da ditadura militar (RAMOS, 2004; ABREU, 2006). Buscaremos caracterizar Garrett como um autor relevante para a compreensão do horror cinematográfico brasileiro por sua capacidade de incorporar e discutir questões cruciais do cinema popular brasileiro dos anos 1970 por meio de histórias de horror, em particular a posição ocupada pelas personagens femininas e pelas relações amorosas heteronormativas no âmbito do cinema erótico.

Biografía del autor/a

  • Laura Cánepa, Universidade Anhembi Morumbi

    Docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Anhembi Morumbi. Doutora em Multimeios pela Unicamp. Realizou estágio pós-doutoral junto ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Anhembi Morumbi (2017). Realizou estágio Pós-Doutoral no Departamento de Cinema, Televisão e Rádio da ECA-USP (2014).  Pesquisadora visitante na School of Languages, Cultures and Societies da Universidade de Leeds (2019).

  • Tiago José Lemos Monteiro, Instituto Federal do Rio de Janeiro

    Doutor em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense, é Mestre em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006) e possui graduação em Comunicação Social (Radialismo) pela mesma instituição (2004). Professor efetivo do Curso de Produção Cultural do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, responsável pelo Núcleo de Criação Audiovisual (NUCA). Entre agosto de 2016 e julho de 2017, realizou estágio pós-doutoral junto ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Anhembi Morumbi.

Referencias

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A FORÇA dos sentidos. Jean Garrett, Brasil, 1975, 35mm, Cor, 90 min.

AMADAS e violentadas. Jean Garrett, Brasil, 1975, 35mm, Cor, 90 min.

A MULHER que inventou o amor. Jean Garret, 1980, 35mm, Cor, 120 min.

AUTOR 1, Ref 1

AUTOR 2, Ref. 1

AUTORES 1 e 2, Ref. 1

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Publicado

2021-12-21

Cómo citar

CÁNEPA, Laura; JOSÉ LEMOS MONTEIRO, Tiago. Entre a carne e o espírito: relações de gênero nos filmes de horror de Jean Garrett. Literartes, São Paulo, Brasil, v. 1, n. 15, p. 149–175, 2021. DOI: 10.11606/issn.2316-9826.literartes.2021.185158. Disponível em: https://revistas.usp.br/literartes/article/view/185158.. Acesso em: 3 dec. 2024.