Entre a carne e o espírito: relações de gênero nos filmes de horror de Jean Garrett
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9826.literartes.2021.185158Palabras clave:
Cinema brasileiro, Boca do Lixo, Sexploitation, Horror, Jean GarrettResumen
Este trabalho tem como objetivo traçar características temáticas dos filmes de horror realizados pelo cineasta luso-brasileiro Jean Garrett (José Antônio Nunes Gomes da Silva, 1947-1996) no âmbito da indústria de sexploitation que marcou o cinema popular paulista nos anos 1970 (DENNISON, 2009; PIEDADE, 2006). Trataremos de duas obras de terror psicológico (Amadas e Violentadas, 1976; A Mulher que Inventou o Amor, 1980) e duas de horror sobrenatural (Excitação, 1976; A Força dos Sentidos, 1979) dirigidas por Garrett, observando as especificidades de seu trabalho em uma cinematografia nacional então marcada, pela revolução sexual e pelo reacionarismo político da ditadura militar (RAMOS, 2004; ABREU, 2006). Buscaremos caracterizar Garrett como um autor relevante para a compreensão do horror cinematográfico brasileiro por sua capacidade de incorporar e discutir questões cruciais do cinema popular brasileiro dos anos 1970 por meio de histórias de horror, em particular a posição ocupada pelas personagens femininas e pelas relações amorosas heteronormativas no âmbito do cinema erótico.
Referencias
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AUTOR 1, Ref 1
AUTOR 2, Ref. 1
AUTORES 1 e 2, Ref. 1
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