Necromantes e profecias: o gótico em Herculano e Schiller
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9826.literartes.2022.188004Palabras clave:
Alexandre Herculano, Friedrich Schiller, Gótico, RomantismoResumen
Alexandre Herculano (1810 – 1877), através de sua produção literária e historiográfica, ajudou a popularizar as ideias do Romantismo em Portugal e contribuiu para a entrada de novos valores estéticos e de uma particular visão de mundo no oitocentismo português. Seu interesse pela Idade Média e pelo tipo de produção literária do final do século XVIII fez com que ele dialogasse com autores do chamado
Pré-Romantismo europeu. No caso específico de Friedrich Schiller (1759 – 1805), o seu romance Der Geisterseher, O Aparicionista, de 1787-89, foi alvo de destacado interesse por parte de Herculano, como podemos averiguar por meio de uma análise comparativa mais rigorosa entre alguns de seus escritos, como O Alcaide de Santarém, com a paradigmática obra do autor alemão. Com base nessa proposta analítica, podemos notar nos escritos
destacados de ambos os autores um pulsante imaginário gótico, repleto de uma atmosfera
dominada por necromantes, profecias e o sobrenatural, elementos presentes não só na posterior produção literária romântica alemã e portuguesa, mas também determinante para a formação de uma nova relação com a realidade e com os estudos históricos.
Referencias
ANDRIOPOULOS, Stepan. Aparições espectrais: o idealismo alemão, o romance gótico e a mídia óptica. 1. ed. Rio de Janeiro: Contraponto, 2014.
CASTILHO, Júlio de. Memórias de Castilho. 2.ed Coimbra: Imprensa da Universidade (Instituto de Coimbra), Tomo IV: Livro IV – de 1841 a 1847, 1930.
CATROGA, Fernando. Alexandre Herculano e o Historicismo Romântico. In: CATROGA, Fernando; MENDES, José Amado; TORGAL, Luís Reis (Ors.). História da História em Portugal. Portugal: Temas e Debates, 1998, p. 45 – 98.
FERREIRA, Cid Valle. Prefácio. In: SCHILLER, Friedrich. O aparicionista: das memórias do conde de O**. 1ªed. Tradução do alemão de Felipe Vale da Silva. São Paulo: Editora Sebo Clepsidra/ Aetia Editorial, 2018, p. 13 – 19.
HERCULANO, Alexandre. O Alcaide de Santarém. In: Histórias Heroicas. São Paulo: Cultrix, s/d, p. 45 – 65.
HERCULANO, Alexandre. Cartas sobre a História de Portugal. In: Opúsculos – Tomo V (Controvérsias e Estudos Históricos). Lisboa: Livraria Bertrand, s/d, p. 33 – 155.
SÁ, Daniel Serravale. “The Monk: um Schauerroman inglês”. In: Itinerários, Araraquara, n. 37, p.155-171, jul./dez. 2013;
SCHILLER, Friedrich. O Aparicionista. 1ªed. Tradução de Felipe Vale da Silva. São Paulo: Editora Sebo Clepsidra/ Aetia Editorial, 2018.
SILVA, Felipe Vale da. “Sobre a continuação, recepção e alguns conceitos d´O Aparicionista”. In: SCHILLER, Friedrich. O Aparicionista. 1ªed. Tradução do alemão de Felipe Vale da Silva. São Paulo: Editora Sebo Clepsidra/ Aetia Editorial, 2018, p. 165 – 178.
SILVA, Felipe Vale da. “Os sentidos do drama histórico do Sturm und Drang”. In: SCHILLER, Friedrich. Gotz von Berlichingen. 1ª ed. Tradução do alemão de Felipe Vale da Silva. São Paulo: Aetia Editorial, 2020, p. 165 – 201.
SOUSA, Maria Leonor Machado de. A literatura negra ou de terror em Portugal. Lisboa: Editorial Novaera, 1978.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Leonardo Atayde Pereira
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc/4.0/88x31.png)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Autores que publican en esta revista está de acuerdo con los siguientes términos: Autores mantienen los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultaneamente licenciado bajo el Permiso Creative Commons Attribution que permite compartir el trabajo con reconocimiento de la autoría y publicación inicial en esta revista. Autores tienen autorización para asumir contratos adicionales separadamente, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (ejemplo: publicar en repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista. Autores tienen permiso y se estimulan a publicar y distribuir su trabajo en línea (ej.: en repositorios institucionales o en su página personal) a cualquier punto antes o durante el proceso editorial, ya que eso puede generar cambios productivos, así como aumentar el impacto y la cita del trabajo publicado (Ver: O Efeito do Acesso Livre).