Ascensão e Ocaso no Universo Ficcional Transmídia da Aurora Pós-Humana
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9826.literartes.2022.204384Palabras clave:
ficção científica, narrativa transmídia, histórias em quadrinhos, pós-humanoResumen
O ensaio trata da estrutura geral do universo ficcional transmídia da Aurora Pós-Humana, base para todas as criações narrativas em múltiplas mídias e suportes do artista Ciberpajé, também conhecido como Edgar Franco. São apresentadas as fases e subdivisões do universo em uma perspectiva temporal, pontuadas por exemplos de obras artísticas que já foram desenvolvidas nos contextos dessas múltiplas fases. Ao final são detalhados alguns elementos narrativos e do processo criativo da história em quadrinhos Licanarquia, uma das obras mais recentes do universo ficcional que está ambientada na subfase do Ocaso Pós-Humanista.
Referencias
DICK, Philip K.The Shifting Realities of Philip K. Dick – Select Literary and Philosophical Writings – Edited and with an introduction by Laurence Sutin. New York: Vintage Books, 1995.
FRANCO, Edgar Silveira. “Arte Transmídia na Aurora Pós-humana: Conexões Criativas entre Quadrinhos, Performance e Videoarte”. In: Anais do 29 Encontro Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas. RODRIGUES, Manoela dos Anjos Afonso; ROCHA, Cleomar (Orgs.). Goiânia: Anpap, 2020.
FRANCO, Edgar Silveira. “A sexta extinção massiva de espécies em O Sonho dos Deuses: conexões criativas entre quadrinhos, escultura e performance”. In: HUB Eventos 2020: VII SIIMI, #19,ART, DAT e 6o Retina. Anais do VII Simpósio Internacional de Inovação em Mídias Interativas (19o Encontro Internacional de Arte e Tecnologia; 2o Seminário Design, Art and Technology Journal; 2o Encontro Internacional do Grupo Retina.Internacional SP. VENTURELLI, Suzete; PRADO, Gilbertto, FERREIRA, Antenor Correa; ROCHA, Cleomar (Orgs). Goiânia, São Paulo: Media Lab / BR, PUC-SP, 2020(2).
FRANCO, Edgar Silveira.“Ecos Humanos” e “Lupus Noctis”: conexões e desdobramentos criativos entre história em quadrinhos e performance. In: ENCONTRO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISADORES EM ARTES PLÁSTICAS, 28, Origens, 2019, Cidade de Goiás. Anais. Goiânia: Universidade Federal de Goiás, 2019. p.131-149
FRANCO, Edgar Silveira. Quadrinhos Expandidos: das HQtrônicas aos Plug-ins de Neocortex. João Pessoa: Marca de Fantasia, 2017.
FRANCO, Edgar Silveira. Perspectivas Pós-Humanas nas Ciberartes. Tese de Doutorado em Artes, ECA/USP, 2016.
KOLBERT, Elizabeth. A Sexta Extinção – Uma História Não Natural, Rio de Janeiro: Intrínseca, 2015.
LOVELOCK, James. Gaia: Alerta Final, Rio de Janeiro: Intrínseca, 2010.
MACHADO, Fábio Purper. VideoHQescultura: uma poética narrativa. Tese de Doutorado, Programa de Pós-graduação em Arte e Cultura Visual-FAV/UFG, Goiânia, 2017.
MIKOSZ, José Eliézer. Arte Visionária – Representações visuais nos Estados Não Ordinários de Consciência (ENOC), Curitiba: Editora Prismas, 2014.
QUINTANA, Haenz Gutiérrez. “Os Discursos da Ciência na Ficção”, in: Revista On-line Com Ciência (Tema: Ficção e Ciência, nº. 59, outubro), Url: http://www.comciencia.br/reportage.shtml, 2004.
TAVARES, Bráulio. O Que É Ficção Científica, São Paulo: Brasiliense, 1992.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Edgar Franco

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Autores que publican en esta revista está de acuerdo con los siguientes términos: Autores mantienen los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultaneamente licenciado bajo el Permiso Creative Commons Attribution que permite compartir el trabajo con reconocimiento de la autoría y publicación inicial en esta revista. Autores tienen autorización para asumir contratos adicionales separadamente, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (ejemplo: publicar en repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista. Autores tienen permiso y se estimulan a publicar y distribuir su trabajo en línea (ej.: en repositorios institucionales o en su página personal) a cualquier punto antes o durante el proceso editorial, ya que eso puede generar cambios productivos, así como aumentar el impacto y la cita del trabajo publicado (Ver: O Efeito do Acesso Livre).