O diálogo com o indianismo literário em uma fantasia heroica brasileira: A sombra dos homens, de Roberto de Sousa Causo
Palavras-chave:
indianismo, fantasia heroica, Roberto de Sousa Causo.Resumo
Neste estudo, coloca-se em questão o hiato entre “alta literatura” e “literatura de massa”, a partir da análise de alguns elementos das narrativas do “A sombra dos homens” e “A bênção das águas”, os dois primeiros episódios do livro A sombra dos homens: a saga de Tajarê, do brasileiro Roberto de Sousa Causo. Trata-se, especificamente, de identificar e discutir as fontes indianistas de tais narrativas, que fazem parte do primeiro volume de um projeto encampado pelo autor no sentido de construir uma fantasia heroica nacional.Referências
ALENCAR, José de. Iracema. São Paulo: Moderna, 1993. (Coleção Travessias)
ALENCAR, José de. O guarani. 28ed. Rio de Janeiro: Ediouro, 1998 (Coleção Prestígio)
ANDRADE, Mário de. Macunaíma. São Paulo: Klick, 1999. (Coleção Vestibular)
BOECHAT, Maria Cecília. Nação em romance: José de Alencar e a invenção da nação brasileira (artigo) In: CASTRO, Marcílio França (Org.) Ficções do Brasil. Conferências sobre literatura e identidade nacional. Belo Horizonte: Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais, 2006.
CAUSO, Roberto de Sousa. A sombra dos homens. A Saga de Tajarê – Livro I. São Paulo: Devir, 2004.
CAUSO, Roberto de Sousa. Um Brasil fantástico In: Duplo fantasia heroica. São Paulo: Devir, 2010.
DIAS, Gonçalves. Poesia. 12ed. Rio de Janeiro: Agir, 1985. (Coleção Nossos Clássicos).
ECO, Umberto. Apocalípticos e integrados. 5ed. Trad. de Pérola de Carvalho. São Paulo: Perspectiva, 1998.
PAES, José Paulo. As dimensões da aventura. In: PAES, José Paulo. A aventura literária. Ensaios sobre ficção e ficções. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.
TAVARES, Bráulio. O herói e as sombras do mundo. In: CAUSO, Roberto de Sousa. A sombra dos homens. A Saga de Tajarê – Livro I. São Paulo, Devir, 2004.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).