A resistência da força literária de Estorvo
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2237-1184.v0i40p28-39Palavras-chave:
Chico Buarque, crítica, Estorvo, Romance hipotéticoResumo
O objetivo deste artigo é fazer uma leitura crítica do livro Estorvo, de Chico Buarque, lançado em 1991, a partir do olhar da crítica de processos de criação em diálogo com as experimentações contemporâneas. É apresentado um breve estado da arte relativo às diferentes abordagens do livro ao longo desses 30 anos, ressaltando as qualidades apontadas pelos críticos, assim como alguns incômodos, como a questão dos limites pré-determinados do que é um romance. A construção de um “livro hipotético” é discutida a partir de trechos do livro e de alguns recortes de leitura. Serão observados procedimentos literários como nexos inesperados em um Brasil qualquer e de instauração da dúvida. O romance hipotético traz para a materialidade da obra um aspecto geral dos processos criativos, ou seja, as formulações de hipóteses artísticas.
Downloads
Referências
BUARQUE, Chico. Estorvo. São Paulo: Cia. das Letras, 1991.
CAMPOS, Haroldo. Ruptura dos gêneros na literatura latino-americana. In: MORENO, César F. (org.). América Latina em sua literatura. São Paulo: Perspectiva, 1979.
DIAS, Mauro. O novo romance de Chico. O Estado de S. Paulo, São Paulo, 14 set. 2003.
FERNANDES, R. Chico Buarque do Brasil: textos sobre as canções, o teatro, e a ficção de um artista brasileiro. Rio de Janeiro: Garamond: Fundação Biblioteca Nacional, 2004.
LAJOLO, Marisa. Chico Buarque: entre o real e o imaginário. O Estado de S. Paulo, São Paulo, 31 ago. 1991, p. 7.
MONEGAL, Emir R. Tradição e renovação. In: MORENO, César F. (org.). América Latina em sua literatura. São Paulo: Perspectiva, 1979.
NUNES, Benedito. “Estorvo é o relato exemplar de uma falha”. Folha de S. Paulo, São Paulo, 3 ago. 1991, Caderno Ilustrada.
SCHWARZ, Roberto. “Sopro novo”. Veja, São Paulo, 7 ago. 1991, p. 98-99.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Cecília Almeida Salles

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.