v. 31 n. 40 (2024): Romance. Conto. Memória. Teatro. Homenagem a Chico Buarque

					Visualizar v. 31 n. 40 (2024): Romance. Conto. Memória. Teatro. Homenagem a Chico Buarque
Publicado: 2024-12-05

Edição completa

Editorial

  • Editorial

    7-10
    DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2237-1184.v0i40p07-10

Pontas de Lança

  • A fazenda Brasil: alguns comentários sobre Fazenda Modelo

    Ivone Daré Rabelo
    12-27
    DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2237-1184.v0i40p12-27
  • A resistência da força literária de Estorvo

    Cecília Almeida Salles
    28-39
    DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2237-1184.v0i40p28-39
  • Pelo olho mágico de Estorvo: Forma e processo social em Chico Buarque

    João Victor Rodrigues Alencar
    40-54
    DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2237-1184.v0i40p40-54
  • Um romance de Chico Buarque

    Roberto Schwarz
    55-60
    DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2237-1184.v0i40p55-60
  • Benjamim, Benjamin: Romance, história e melancolia de esquerda

    Marcelo Ridenti
    61-85
    DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2237-1184.v0i40p61-85
  • Benjamim (1995), de Chico Buarque: Amnésia oportuna, atração fatal e lirismo pérfido em saga carioca

    Homero Vizeu Araújo, Juliane Vargas Welter
    86-100
    DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2237-1184.v0i40p86-100

Quem Narra?

  • Uma leitura de Budapest

    Betina Bischof
    102-120
    DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2237-1184.v0i40p102-120
  • Como progredir de sombra: O herói de Budapeste

    Sérgio Alcides
    121-135
    DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2237-1184.v0i40p121-135
  • Cetim laranja sob fundo escuro

    Roberto Schwarz
    136-143
    DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2237-1184.v0i40p136-143
  • Alegorias do Brasil em Leite Derramado

    Maria Augusta Fonseca
    144-162
    DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2237-1184.v0i40p144-162

Um Romance e quatro escritos

  • Manuel Duarte, o anti-herói de nossa gente sobre Essa gente de Chico Buarque

    Mario Cámara
    163-176
    DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2237-1184.v0i40p163-176
  • Vida cotidiana, paranoia e terror em Chico Buarque

    Tiago Ferro
    177-185
    DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2237-1184.v0i40p177-185
  • Presente, classe e literatura: notas sobre o valor literário de Essa gente, de Chico Buarque

    Alexandre Pilati
    186-198
    DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2237-1184.v0i40p186-198
  • No tempo do cão: uma leitura de Essa gente

    Daniel Bonomo
    199-215
    DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2237-1184.v0i40p199-215

Relatos Breves

  • As derivas da história: As ruinas do presente e a fantasmagoria do passado na obra de Chico Buarque

    Ettore Finazzi Agrò
    217-226
    DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2237-1184.v0i40p217-226
  • Uma mulher desconcertante e um bicho pensativo. Chico Buarque leitor de Clarice Lispector

    Luca Bacchini
    227-248
    DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2237-1184.v0i40p228-246
  • Matéria brasileira e radicalismo em Anos de chumbo e outros radicalismos

    Denilson Soares Cordeiro
    249-272
    DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2237-1184.v0i40p247-270
  • Narrativas curtas e leitor no país moderno de nascença

    Salete de Almeida Cara
    273-289
    DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2237-1184.v0i40p273-289

Périplos imaginários

  • Paredes eram feitas de livros: Sobreposições espectrais na ficção de Chico Buarque

    Clara Rowland
    291-304
    DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2237-1184.v0i40p291-304

Intermezzo autobiográfico

  • O irmão ausente

    Vera Maria Chalmers
    306-312
    DOI: https://doi.org/10.11606/10.11606/issn.2237-1184.v0i40p306-312
  • O irmão alemão: a ficção como método crítico

    Iris Kantor
    313-325
    DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2237-1184.v0i40p313-325
  • A verdade da invenção: vestígios do presente no passado, A construção da memória em Bambino a Roma, de Chico Buarque

    Edu Teruki Otsuka, Ivone Daré Rabello
    326-343
    DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2237-1184.v0i40p326-343

A palavra encenada

  • Dissonância e dissidência: A dramaturgia musical de Chico Buarque

    Charles A. Perrone
    345-362
    DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2237-1184.v0i40p345-362
  • Revisitando Roda Viva

    Iná Camargo Costa
    362-371
    DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2237-1184.v0i40p362-371
  • Calabar ou o silêncio

    Adelia Bezerra de Meneses
    372-390
    DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2237-1184.v0i40p372-390
  • A grande Meretriz na Ópera do Malandro: entre civilização e barbárie

    Ana Luiza Andrade
    391-410
    DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2237-1184.v0i40p391-410
  • A cena da contradição no teatro de Chico Buarque: o gesto das canções

    Jé Oliveira , Nina Nussenzweig Hotimsky
    410-433
    DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2237-1184.v0i40p410-433
  • Funções do lirismo nas canções de cena: Aspectos da dramaturgia musical de Chico Buarque

    Maria Silvia Betti
    434-449
    DOI: https://doi.org/10.11606/ssn.2237-1184.v0i40p434-449