Proust, perfil de um tradutor da belle epoque

Authors

  • Luciana Persice Nogueira Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ)

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2237-1184.v0i25p71-83

Keywords:

Proust, Translation, Cosmopolitism, Nationalism, Belle Epoque, Cultural history

Abstract

Marcel Proust’s “translation era” places him at the core of the political, intellectual and artistic arena of his time. Aspects of cultural history fundament the understanding of Proust’s translations as a strategy of redefinition of his profile as a writer, as well as the importance of translation itself in the general context of antagonisms between cosmopolitans and nationalists, which characterize the French Belle Epoque.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

  • Luciana Persice Nogueira, Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ)

    Professora Adjunta do Setor de Francês do Instituto de Letras da UERJ, possui Licenciatura e Bacharelado em História pela PUC-RJ (1983 e 1984); Licenciaturas de Francês e de Inglês pela USU-RJ (1989); Mestrado, Doutorado e Pós-doutorado em Letras Neolatinas - Língua e Literaturas de Língua Francesa, pela UFRJ (1997, 2001, e 2011). Seu ensaio de pós-doutorado (Tradução, leitura e a pátina do tempo. Proust e uma visão de Ruskin), assim como pesquisas acadêmicas anteriores, trata de hibridismos no texto literário em sua relação com a história, a sociedade e as outras artes. Atua como Tradutora Pública e Intérprete Comercial, e tradutora free lance. Pesquisa prioritariamente: romance de língua francesa dos séculos XX e XXI e estudos da tradução. O projeto de pesquisa atual enfoca a questão da memória e apoia-se em manuscritos. Membro do Programa de Pós-Graduação do Centro de Humanidades e Artes, Instituto de Letras da UERJ. Participa dos seguintes Grupos de Pesquisa: LABELLE (Laboratório de Estudos de Literatura e Cultura da Belle Epoque da UERJ), UERJ/CNPq; O transbordamento da Estética Contemporânea - UERJ/CNPq; Laboratório do Manuscrito Literário, USP/CNPq; e Discussão e Estudos da Tradução (Escritório Modelo de Tradução), UERJ/CNPq. Vinculada à Linha de Pesquisa Literatura: teoria, história e crítica, UERJ. Membro do Conselho Editorial da Coleção Letras UERJ/EDUERJ.

Published

2018-06-05

Issue

Section

Essays

How to Cite

Nogueira, L. P. (2018). Proust, perfil de um tradutor da belle epoque. Literatura E Sociedade, 22(25), 71-83. https://doi.org/10.11606/issn.2237-1184.v0i25p71-83