Orfeu de carapinha surrendered to the muse of Guinea: the burlesque poetry of Luiz Gama and the ideal of racial whitening in the brazilian empire

Authors

  • José Lucas Góes Benevides Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)
  • Sandro Adriano Silva Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Wilma dos Santos Coqueiro Universidade Estadual de Maringá (UNESPAR)

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2237-1184.v0i29p204-226

Keywords:

Brazilian literature, history, Primeiras Trovas Burlescas de Getulino

Abstract

The article has as its object of analysis Primeiras Trovas Burlescas de Getulino (1859), one of the pioneer works on anti-slavery literature in Brazilian literature, authored by Luiz Gama, black poet, egress of slavery and abolitionist leader. The aim is to discuss the way in which the poetry in question constructs the image of black ethnicity and dialogues with the discourse of racial inferiority and the population whitening thesis, in force during the brazilian Empire.

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Author Biographies

  • José Lucas Góes Benevides, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)

    José Lucas Góes Benevides é licenciado em História pela Unespar/campus de Campo Mourão (2017), mestrando pelo Programa de Pós-graduação Interdisciplinar Sociedade e Desenvolvi­mento na mesma instituição, pela qual também é especialista em Estudos Literários (2018). É membro dos grupos de pesquisa GEPEDIC (Educação, Diversidade e Cultura) e Diálogos Literários da mesma instituição. Dedica-se, entre outros, aos seguintes temas de pesquisa: História da população negra no Brasil, literatura brasileira do século XIX, escravidão, romances abolicionistas, pós-abolição e pensamento racial brasileiro.

  • Sandro Adriano Silva, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

    Sandro Adriano da Silva é doutorando em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC. Mestre em Letras pela Universidade Estadual de Maringá – UEM. Possui especialização em História e Cultura Afro-brasileira e Africana pela União Pan-Americana de Ensino – UNIPAN e graduado em Letras pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. É Professor-Assistente do Departamento de Letras da Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR, campus de Campo Mourão – PR. É membro do Grupo de Pesquisa Poéticas do Imaginário e Memória do Departamento de Mestrado e Doutorado em Letras da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE; do GEPEDIC – Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Diversidade e Cultura da UNESPAR; do GT – Imaginário, Representações Literárias e deslocamentos culturais da UFU e do NELIC – Núcleo de Estudos Literários e Culturais da Universidade Federal de Santa Catarina.

  • Wilma dos Santos Coqueiro, Universidade Estadual de Maringá (UNESPAR)

    Wilma dos Santos Coqueiro é graduada em Letras pela Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão (1997) e mestre em Letras pela Universidade Estadual de Londrina (2003). É Doutora em Letras/área de concentração em Estudos Literários, na linha de pesquisa Literatura e construção de identidades pela Universidade Estadual de Maringá. É professora adjunta da UNESPAR, campus de Campo Mourão, atuando em Literatura Brasileira Contemporânea, Literatura de Autoria feminina e Literatura e Ensino. Integra como pesquisadora o Grupo de Pesquisa Diálogos Literários e o Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Diversidade e Cultura – GEPEDIC, ambos da UNESPAR, campus de Campo Mourão e o Grupo de Pesquisa LAFEB, da Universidade Estadual de Maringá.

Published

2019-09-19

Issue

Section

Essays

How to Cite

Benevides, J. L. G., Silva, S. A., & Coqueiro, W. dos S. (2019). Orfeu de carapinha surrendered to the muse of Guinea: the burlesque poetry of Luiz Gama and the ideal of racial whitening in the brazilian empire. Literatura E Sociedade, 24(29), 204-226. https://doi.org/10.11606/issn.2237-1184.v0i29p204-226