O capítulo 19 de São Bernardo: fusão, transfusão, confusão
DOI :
https://doi.org/10.11606/issn.2237-1184.v0i28p183-193Mots-clés :
Graciliano Ramos, São Bernardo, Carpeaux, Realismo deformador, DerreliçãoRésumé
O estudo procura observar, em termos críticos, os traços do realismo deformador em São Bernardo, de Graciliano Ramos. Centra-se, para tanto, na análise de um fragmento: o capítulo 19. Como núcleo das tensões que caracterizam o romance, tal passagem apanha na forma o movimento dramático entre a matéria e o sujeito sob uma perspectiva desfi-guradora. Em seu desenho, o capítulo apreende a síntese de todo o enredo com três lan-ces: perplexidade na enunciação das vivências; embaralhamento dos tempos em estado de delírio; volta sem escape ao escuro presente.
##plugins.themes.default.displayStats.downloads##
##plugins.themes.default.displayStats.noStats##
Téléchargements
Publiée
2018-12-06
Numéro
Rubrique
Dossiê
Comment citer
Gimenez, E. T. (2018). O capítulo 19 de São Bernardo: fusão, transfusão, confusão. Literatura E Sociedade, 23(28), 183-193. https://doi.org/10.11606/issn.2237-1184.v0i28p183-193