“Nada de romances, nada de desculpas”: narrativa da experiência e da memória em Alejandro Zambra
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2448-1769.mag.2023.207211Palavras-chave:
Alejandro Zambra, Escrita de si, Ficção contemporâneaResumo
Este ensaio procura investigar as estruturas ficcionais do romance Formas de voltar para casa, de Alejandro Zambra. Construída em torno de memórias de infância, testemunhos sobre a ditadura chilena e conflitos com o tempo presente, a narrativa elabora uma forma particular de dar dicção a traumas e experiências. O interesse deste trabalho se volta para a tensão entre ficção e não-ficção, bem como para o uso de múltiplas vozes, artifícios e jogos na produção de um romance capaz de responder ao real por meio de uma imaginação intimista.
Downloads
Referências
BENJAMIN, Walter. “O narrador”. In: Obras escolhidas I. Magia e técnica, arte e política. Trad. de S. P. Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1987.
COLONNA, Vincent. “Tipologia da autoficção”. In: Noronha, Jovita (org.). Ensaios sobre autoficção. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Cascas. Trad. de André Telles. São Paulo: Editora 34, 2017.
GAGNEBIN, Jeanne Marie. Lembrar escrever esquecer. São Paulo: Editora 34, 2006.
LADDAGA, Reinaldo. Estética de laboratório. Trad. de Magda Lopes. São Paulo: Martins Fontes, 2013.
LUDMER, Josefina. “Temporalidades del presente”. Margens/Márgenes, n. 2, pp. 14-27, dez 2002.
RICHARD, Nelly. Fracturas de la memoria: arte y pensamiento crítico. Buenos Aires: Siglo XXI, 2007.
VIART, Dominique. “Récits de filiation”. In: Viart, Dominique; Vercier, Bruno. La littérature française au présent. Paris: Bordas, 2008.
SARLO, Beatriz. Tempo passado. Cultura da memória e guinada subjetiva. Trad. de Rosa Freire d’Aguiar. São Paulo: Companhia das Letras; Belo Horizonte: Editora UFMG, 2007.
ZAMBRA, Alejandro. Formas de voltar para casa. São Paulo: Cosac Naify, 2014.
ZAMBRA, Alejandro. “Escritor Alejandro Zambra usa a autoficção para entender o passado”. [Entrevista a Antonio Gonçalves Filho]. O Estado de S. Paulo. São Paulo, [s.p.] 20 jul 2015. Disponível na internet.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Isabela Cordeiro Lopes

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC-BY-NC-ND que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).