Sobre luz e escuridão em Adriaen Coorte e Drummond
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2448-1769.mag.2023.207213Palavras-chave:
Adriaen Coorte, Carlos Drummond de Andrade, Natureza morta, Poesia brasileiraResumo
Este ensaio se propõe a cotejar aspectos do poema “Quarto escuro”, de Carlos Drummond de Andrade, e do quadro A Bowl of Strawberries on a Stone Plinth, de Adriaen Coorte. Guiados pelo papel que luz e sombra desempenham na configuração de cada obra, faremos apontamentos sobre a relação entre sujeito e objeto que nelas se constitui.
Downloads
Referências
BISCHOF, Betina. Razão da recusa. 1. ed. São Paulo: Nankin editorial, 2005.
CASTELLI, Chantal. Lembranças em conflito: poesia, memória e história em Boitempo. Dissertação de mestrado apresentada ao Programa de Pós-graduação em Teoria Literária e Literatura Comparada da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo em 2002.
ANDRADE, Carlos Drummond. Boitempo – menino antigo. 1. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2017.
ANDRADE, Carlos Drummond. A vida passada a limpo. 1. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2013.
SOUZA, Antonio Candido de Melo. “Poesia e ficção na autobiografia”. In: SOUZA, Antonio Candido de Melo. A educação pela noite. 6. ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre azul, 2017.
PANOFSKY, Erwin. A perspectiva como forma simbólica. Trad. De Elisabete Nunes. 1. ed. Lisboa: Edições 70, 1999.
SCHAPIRO, Meyer. Cézanne. 1. ed. Nova Iorque: Harry N. Abrams, 2004.
SCHAPIRO, Meyer. “The apples of Cézanne”. In: Modern art. 1. ed. Nova Iorque: George Braziller, 1978.
SCHWARZ, Roberto. “A Santa Joana dos Matadouros”. In: Que horas são?. 2. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Guilherme Marchesan

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC-BY-NC-ND que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).