Por algum viés da lembrança: a memória política cifrada em Estorvo, de Chico Buarque
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2448-1769.mag.2023.207216Palavras-chave:
Estorvo, Chico Buarque, Literatura e sociedade, História, Ditadura civil-militarResumo
Através da inquietante caracterização que o narrador faz da personagem de um amigo que não vê há cinco anos, buscaremos indicar como determinados materiais relacionados à memória de nosso passado ditatorial são representados de maneira cifrada pela forma com que a voz narrativa os reelabora e/ou reprime a partir de seu presente.
Downloads
Referências
BUARQUE, Chico. Estorvo. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
LEITE NETO, Alcino. “Chico Buarque lança seu segundo livro de ficção depois de dezesseis anos” in Folha de são paulo, 27 de julho de 1991, caderno ilustrada (5), p. 1. disponível em: https://acervo.folha.com.br/leitor.do?numero=11402&keyword=Chico%2CBuarque%2CEstorvo&anchor=4099785&origem=busca
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 João Vítor R. Alencar

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC-BY-NC-ND que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).