Olhar-se e Tocar-se, Olhar e Tocar, Ser Olhado e Ser Tocado: subversão das categorias binárias em "Mulher no Espelho", de Helena Parente Cunha e "Las Ninfas a Veces Sonríen", de Ana Clavel
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2448-1769.mag.2023.213985Palavras-chave:
Ficção autobiográfica, Autoerotismo, Autocontemplação, Helena Parente Cunha , Ana ClavelResumo
Mulher no Espelho (HELENA PARENTE CUNHA, 1985) e Las Ninfas a Veces Sonríen (ANA CLAVEL, 2013) são obras que, apesar de apresentarem grandes diferenças temáticas e formais e pertencerem a contextos sócio-históricos particulares, contêm afinidades significativas que permitem uma frutífera leitura comparativa. Primeiramente, pelo fato de que ambas fragmentam tanto a narrativa quanto o sujeito autobiográfico, pilares da ficção autobiográfica, subgênero literário o qual esses romances adotam ao mesmo tempo que subvertem. Em segundo lugar, pelo destaque que ambas as narrativas dão aos episódios de autoerotismo, os quais vêm ora acompanhados de ora precedidos por cenas autocontemplativas em frente ao espelho, cenas as quais interpreto aqui como alegorias da fragmentação do sujeito e da forma narrativa mencionada acima. Dito isso, nesse trabalho defende-se o ideia de que a perspectiva apresentada nas cenas de autoerotismo frente ao espelho é exemplar da consequente duplicação/multiplicação do sujeito e da narrativa, contaminando todo o relato e desestabilizando não só uma possível escrita única como também uma leitura única, acabando, assim, por afetar também o leitor.
Downloads
Referências
BARTHES, Roland. O Prazer Do Texto. São Paulo: Perspectiva, 1996.
BEARD, Laura. La Subjetividad Femenina en la Metaficción Feminista Latinoamericana. Revista Iberoamericana, vol. 64, n. 182, 1998, pp. 299-311. Disponível em: https://era.library.ualberta.ca/items/2c5219bd-01e4-4b1b-8c9f-2c3bddf12c0e. Acesso em: 15 nov. 2023.
CLAVEL, Ana. Las Ninfas a Veces Sonríen. México: Alfaguara, 2012.
CIXOUS, Hélène; Deborah JENSON. Coming to Writing. In. Coming to Writing and Other Essays. Trad. de Keith Cohen e Paula Cohen. Cambridge, Mass: Harvard University, 1991, pp. 1-58.
CIXOUS, Hélène. The Laugh of the Medusa. Trad. de Keith Cohen e Paula Cohen. In. ABEL, Elizabeth; ABEL, Emily (eds.). The Signs Reader: Women, Gender and Scholarship. Chicago: University of Chicago, 1983, pp. 279-297.
CUNHA, Helena Parente. A Mulher Partida: A Busca do Verdadeiro Rosto na Miragem dos Espelhos. In. SHARPE, Peggy. Entre Resistir e Identificar-se: Para Uma Teoria da Prática da Narrativa Brasileira de Autoria Feminina. Goiânia: Editora UFG, 1997, pp. 107-135.
CUNHA, Helena Parente. Mulher no Espelho. Florianópolis, SC: FCC Edições, 1983.
FERREIRA-PINTO, Cristina. Brazilian Women Writers: The Search for an Erotic Discourse. In. Gender, Discourse, and Desire in Twentieth-Century Brazilian Women's Literature. West Lafayette: Purdue University Press, 2004, pp. 38-74.
FREUD, Sigmund. Introdução ao Narcisismo. In. Introdução ao Narcisismo, Ensaios de Metapsicologia e Outros Textos (1914-1916). Trad. de Paulo César De Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2010, pp. 10-37.
FREUD, Sigmund. Três Ensaios Sobre a Teoria da Sexualidade. Trad. de Jayme Salomão. Rio de Janeiro: Imago, 1973.
IRIGARAY, Luce. This Sex Which Is Not One. In. This Sex Which Is Not One. New York: Cornell University Press, 1985, pp. 23-33.
LA BELLE, Jenijoy. Herself Beheld: The Literature of the Looking Glass. Ithaca: Cornell University Press, 1988.
LAVERY, Jane Elizabeth. The Art of Ana Clavel: Ghosts, Urinals, Dolls, Shadows and Outlaw Desires. N.p.: Legenda, 2015.
LOCKHART, Melissa. Erotic Subversions in Helena Parente Cunha's "Mulher No Espelho". Revista de Literatura Latinoamericana, vol. 27, n. 1, 1998, pp. 3-10. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/29741395. Acesso em: 15 nov. 2023.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Ana Paula Magalhaes da Silva

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC-BY-NC-ND que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).