Presas e sedução: monstruosidade e desejo em "La Morte Amoureuse", de Théophile Gautier e "Carmilla", de Sheridan Le Fanu

Autores

  • Alanis Zambrini Gonçalves Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2448-1769.mag.2023.214138

Palavras-chave:

Vampiros, Monstruosidade, Carmilla, La Morte Amoureuse

Resumo

Por meio de duas narrativas sobre vampiros, sendo elas La Morte Amoureuse (1836), de Théophile Gautier e Carmilla (1872), de Sheridan Le Fanu, este artigo pretende estudar o modo como a monstruosidade é  articulada em meio a essas narrativas, principalmente levando em conta a ideia da monstruosidade moral, bem como a relação entre o monstro e o desejo, ao considerar a sedução inerente que permeia a figura do vampiro, especialmente no que tange ao sentimento de asco e desejo gerado pelo monstro. Assim, este artigo busca mostrar uma breve história sobre o vampiro na cultura literária, em que a criatura passa do folklore à figura do vampiro aristocrático e sedutor. Do mesmo modo, pretende-se entender a maneira como a monstruosidade é exposta nas duas obras e como ela está relacionada ao sentimento de desejo e de sedução.

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Biografia do Autor

  • Alanis Zambrini Gonçalves, Universidade Estadual de Campinas

    Alanis Zambrini Gonçalves é doutoranda em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). É bacharela em Estudos Literários e licenciada em Letras pela UNICAMP, onde também adquiriu o título de mestra em Teoria e História Literária. Possui pesquisas relacionadas à Literatura Gótica e à Literatura Inglesa. Contato: alaniszambrini@hotmail.com. 

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Publicado

2023-11-20

Edição

Seção

Tema livre

Como Citar

Presas e sedução: monstruosidade e desejo em "La Morte Amoureuse", de Théophile Gautier e "Carmilla", de Sheridan Le Fanu. (2023). Magma, 19, 92-109. https://doi.org/10.11606/issn.2448-1769.mag.2023.214138