O ouriço, Odradek e a experiência poemática
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2448-1769.mag.2023.214686Palavras-chave:
Poesia, Ambiência discursiva, Derrida, KafkaResumo
O presente trabalho é uma leitura sobre os sentidos que o texto “Che cose è la poesia”, de Jacques Derrida, e “Preocupações de um pai de família”, de Franz Kafka, assumem quando lidos em conjunto como respostas para as perguntas “o que é a poesia?” e “o que foi a poesia?”, respectivamente. A leitura é motivada tanto pela noção de contra-assinatura, de Derrida, quanto pelo conceito de ambiência discursiva, de Roger Chartier. Partindo desses conceitos, a leitura crítica do conjunto proposto pela revista italiana busca estabelecer aproximações e diferenças sobre ambos os textos, bem como refletir sobre o espaço e tempo da poesia.
Downloads
Referências
AGAMBEN, Giorgio. O fim do poema. Trad. de Sério Alcides. Cacto, agosto de 2002, pp. 142-149.
CHARTIER, Roger. Os desafios da escrita. Trad. de Fulvia M. L. Moretto. São Paulo: Editora Unesp, 2002.
CICERO, Antonio. A poesia e a crítica: ensaios. São Paulo: Companhia das Letras, 2017.
DERRIDA, Jacques. Che cos’è la poesia? (1988). Trad. de Tatiana Rios e Marcos Siscar. Inimigo Rumor, n. 10, 2001, pp. 113-116.
DERRIDA, Jacques. Essa estranha instituição chamada literatura. Trad. de M. Dias Esqueda. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2014.
DERRIDA, Jacques. Uma certa possibilidade impossível de dizer o acontecimento. Trad. de Piero Eyben. Cerrados, v. 21, n. 33, 2012, pp. 231-251.
KAFKA, Franz. A preocupação de um pai de família. Um médico rural. Trad. de Modesto Carone. São Paulo: Companhia das Letras, 2017, pp. 43-45.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Lara Cammarota Salgado

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC-BY-NC-ND que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).