Submissão

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Diretrizes para Autores

A Revista Malala é uma publicação periódica plural e aberta a todos que tenham trabalhos originais, diretamente sobre ou em diálogo com o Islã e com o Mundo Muçulmano.

Neste espaço, buscamos análises e debates relacionados aos desenvolvimentos no Oriente Médio em seu conceito mais geral (que pode também incluir a África do Norte). Quanto ao mundo muçulmano, também buscamos uma compressão de significado mais ampla – incluindo não apenas as sociedades majoritariamente muçulmanas na Ásia e África, como também suas minorias não muçulmanas – além das minorias muçulmanas na Europa, nas Américas e em outros lugares – e sua interação com o Ocidente. Buscamos também contribuições sobre a própria religião e/ou dizendo respeito a questões teóricas que se encaixam em nosso órbita.

A revista Malala é uma publicação anual que recebe contribuições em português, inglês e espanhol. Ás vezes contendo chamadas para publicações temáticas e dossiês. Os textos devem ser submetidos em formato Word através do portal OJS da Revista: https://www.revistas.usp.br/malala segundo o cronograma definido pelas chamadas.

As contribuições podem ser em diferentes formatos: ensaios, buscando reflexões e impressões de escopo mais amplo com reflexões e resultados de pesquisas mais maduras. Artigos, com reflexões em formato acadêmico, com resultados de pesquisas em andamento ou concluídas. Resenhas de livros e de filmes que colaborem para o debate contemporâneo sobre o Oriente Médio e o mundo muçulmano. Relato de campo direcionado a pesquisadores que estiveram recentemente no Oriente Médio ou em um país cuja temática do Islã ou presença muçulmana se destacam. Textos opinativos ou de debates no qual se espera a defesa argumentativa diante de um tema ou questão do debate contemporâneo, obervada as respeitosas linguagens acadêmicas de debate.  Por fim, especialistas ou estudiosos de um autor especifico cuja obra dialoga ou se insere na temática da revista também poderão propor um Retrato Intelectual apresentando sucintamente a trajetória do autor, seus principais conceitos, dilemas intelectuais e desdobramentos de suas reflexões. Entrevistas exclusivas e capítulos de tese também são bem-vindos.

Todas as propostas serão inicialmente avaliadas pela comissão editorial da revista através de desk review. Os Artigos e os ensaios, necessariamente, contarão com pareceristas independentes e especialistas na área do texto, com elevada titulação acadêmica (Double blind peer review). Por este sistema, os arquivos são avaliados tanto sem a identificação de autoria pelo/a parecerista como sem a identificação do parecerista pelo/a autora. As outras modalidades de textos submetidos são avaliadas às cegas, mas não duplamente. 

Nenhuma taxa será cobrada, em nenhum momento, durante o processo de envio dos trabalhos e publicação da revista.Também não haverá contrapartida financeira de qualquer natureza aos/as autores/as pela submissão.

Pedimos que sigam, impreterivelmente, os seguintes limites para os textos:

  • Artigos - mínimo 20 páginas e máximo 25 páginas (com as referências) ou no máximo 7500 palavras.
  • Ensaios - mínimo 20 páginas e máximo 25 páginas (com as referências) ou no máximo 7500 palavras.
  • Capítulo de tese ou de dissertação- mínimo 20 páginas ou máximo 30 páginas (com as referências) ou no máximo 8500 palavras.
  • Perfil intelectual- mínimo 10 páginas e máximo 15 páginas (com referências) ou no máximo 3500 palavras.
  • Relatos de campo ou pesquisa- mínimo 10 páginas e máximo 15 páginas (com referências) ou máximo 3500 palavras.
  • Resenhas (livros e filmes)- mínimo 10 páginas e máximo 15 páginas (com referências) ou no máximo 3500 palavras. 
  • Textos opinativos ou debates – mínimo 10 páginas e máximo 15 páginas (com referências) ou 3500 palavras.

Os/as autores/as devem seguir rigorosamente as seguintes formatações para os textos submetidos, sob o risco dos mesmos serem devolvidos antes de serem de irem para as avaliações. 

Resumo e Abstract (artigos, ensaios e relatos de pesquisa):

Sem citações, com o máximo de 700 caracteres, com espaço e no início do texto, contendo até 5 palavras-chave.

Títulos (com ou sem subtítulo) e palavras chaves devem estar também em inglês.

Fonte

Cambria (todo o texto).

título (com ou sem subtítulo) 16, em versalete alinhado à direita e em negrito.

Subtítulos 14 (alinhado à direita, em negrito).

Corpo de texto 12.

Notas de rodapé, tamanho 10.

Parágrafo

Espaço entre linhas 1,5. 0pt antes e 10pt depois. Justificado.

Primeira linha, 1,25 no corpo do texto.

Nota de rodapé, espaço simples e justificado.

Atenção: formatado com a ferramenta do word. Não se deve fazer essa formatação à mão ou por tabulação, pois deforma o texto quando é finalizado e dificulta as correções dos parágrafos.

Nome do(a) autor(a) e biografia

No caso de textos com coautoria, no que diz respeito à ordem da menção das autorias, a Revista Malala tem como orientação a garantia da isonomia entre autore(a)s. Nesse sentido, o periódico orienta e recomenda fortemente que a ordem alfabética seja adotada.

Ainda assim, a Revista Malala entende que as publicações são autonomas na decisão para definirem a ordem de autoria, conquanto que essa decisão seja expressa à Revista até a etapa da revisão. 

Alinhado à direita, espaço 14, com nota de rodapé contendo breve biografia para cada autor(a), com no máximo 350 caracteres sem espaço.

A biografia deve conter formação e áreas de interesse da(o) autor(a), afiliação/instituição onde a pesquisa foi desenvolvida, além de ORCID ID, Link para a Plataforma Lattes e e-mail para contato.

Citação

Com menos de 3 linhas: no texto, em itálico e acompanhado com a referência.

Com mais de 3 linhas: recuo 4cm, primeira linha nenhum, espaço simples, sem marcação inicial ou final e fonte 10 e acompanhado com a devida referência ex. (J. Silva, 2009: 23) ou (Silva, 2009: 23).

Se o autor for citado a primeira vez, deve necessariamente constar o primeiro nome (abreviado ou não): exs. João Silva (2009: 23) ou (João Silva, 2009:23) ou (J. Silva, 2009: 23) e na s outras vezes de citado/a, pode ser apenas o sobrenome (Silva, 2009:23).

Todas as citações devem estar necessariamente com as páginas correspondentes, caso não tenha paginação, indicar conforme com “online” ou “s.p.”, exs: (João Silva, 2009: 23) ou (Silva, 2009: 23) ou João Silva (2009: 23) e (J. Silva, 2009: online) ou (Silva, 2009: s.p.)

Atenção: as notas devem ser no rodapé e não no final do texto. De teor explicativo e/ou complementar ao texto.

Quando houver citação de autor no corpo da nota de rodapé, utilizar o mesmo formato do corpo do texto, exemplo: Irã e Israel perdem muito por não possuírem relações estabilizadas (Silva, 2009: 23) ou Irã e Israel perdem muito por não possuírem relações estabilizadas (João Silva. 2009: 23).

No rodapé, citações de vídeos e jornais online, devem seguir com o link correspondente e com a indicação de último acesso.

Se no corpo do texto é citado um jornal ou vídeo ou material online, deve-se abrir uma nota de rodapé para indicar o link e o último acesso.

Atenção: antes de submeter o seu texto, verifique se todas as páginas correspondentes estão citadas corretamente e se os links citados estão corretos e podem ser acessados normalmente.

Referências

No final do texto devem ser listadas apenas as referências mencionadas ao longo do texto, em ordem alfabética, e com todas as informações correspondentes. É muito desejável que coloque número DOI, ISSN ou ISBN.

ATENÇÃO: verifique se todas as referências citadas ao longo do texto constam na lista do final do texto. Não citem nenhuma referência não usada ao longo do texto. 

Siga estas orientações:

Fonte Cambia tamanho 12, espaçamento simples (0pt antes e 12pt depois) justificado. Todas as referências devem constar o sobrenome (em maiúsculo) e o primeiro nome do autor por extenso (sem abreviatura), o título e subtítulo da obra (itálico, se for obra completa e entre aspas se for artigo), o local e o ano de publicação.

Caso a referência não contenha local de publicação indicar com (s.i.) e se não tiver ano ou data de publicação indicar com (s.d.).

Exemplos:

[livro completo] SAID, Edward W. Fora do Lugar: Memórias. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.

[artigo] ASHLEY, Richard K. & WALKER, R. B. J. “Speaking the Language of Exile: Dissident Thought in International Studies”. International Studies Quarterly, v. 34, n. 3, set. 1990.

[artigo de jornal online] SAID, Edward W. “The Clash of Ignorance. The Nation”. Nova Iorque: out., v. 273, n. 12, p. 11-14. 2001. Disponível em: http://www.thenation.com/article/clash-ignorance/ . Acesso: 27 jul. 2015.

[capítulo de livro] GÖLE, Nilufer. “The quest for Islamic self within the context of modernity”. In BOZDOGAN, Sibel and KASABA, Resat. Rethinking modernity and national identity in Turkey. Seattle and London: University of Washington Press, 1997, pp. 81-94.

[dossiê] LAWYERS COMMITTEE FOR HUMAN RIGHTS. Islam & Equality. Debating the future of women’s and minority rights in the Middle East and North Africa. 1999.

[tese e dissertação] VENCHI, Mariane. A sedução interrompida – sexualidade e poder em narrativas árabe-muçulmanas sobre a circuncisão feminina. Dissertação de mestrado, Unicamp, 2008

Atenção: antes de submeter seu texto, verifique se todas as citações no corpo do texto estão com as suas correspondentes referências completas no final do texto.

Preenchimento dos metadados

O correto preenchimento dos campos de metadados da submissão e dos autores é de fundamental importância para a coleta dos dados e indexação das contribuições. Por esta razão, os autores devem ter especial atenção ao preencherem os seguintes campos:

  • Título do artigo: preencher não só o título em português, como também os títulos nos outros idiomas, sempre de acordo com as informações constantes no artigo. Não utilizar nenhuma pontuação ao final do título, mesmo que haja subtítulo. Utilizar maiúscula apenas em nomes próprios e na palavra que inicia o título.
  • Preencha título e subtítulo no Campo título. Não utilize o campo subtítulo, pois essa informação é perdida quando o DOI é ativado. Exemplo de título correto: A vida social: um estudo de caso. Caso haja alguma atualização do título do artigo no decorrer do processo editorial, o autor deve atualizar também os metadados do título na plataforma.
  • Resumo do artigo:  preencher não só o resumo em português, como também os resumos nos outros idiomas, sempre de acordo com as informações constantes no artigo. Caso haja alguma atualização do resumo presente no artigo no decorrer do processo editorial, o autor deve atualizar também os metadados do resumo na plataforma.
  • Resumo do artigo: evite utilizar itálico ou negrito no Resumo, Abstract ou Resumen
  • Autor e Co-autor (também chamados de Contribuidores): o Campo Nome deve conter o primeiro nome e o(s) nome(s) do meio quando houver, enquanto o  Campo Sobrenome deve conter apenas o último sobrenome, exceto em sobrenomes compostos como, por exemplo, Souza Junior e sobrenomes espanhóis. Então, fica adica: não preencha "da Silva", pois o sobrenome é apenas Silva.
  • Autor e Co-autor: utilizar letras maiúsculas e minúsculas na identificação dos autores. Ex. Antonio Carlos Souza
  • Autor e Co-autor: prezar pela correta identificação dos autores referente ao país, afiliação institucional (nome da instituição de vínculo por extenso) e preenchimento do link para o ORCiD, que é obrigatório para qualquer submissão.A Crossref DOI não aceita denominações com autoria que use nomes corporativos, somente aceita nome e sobrenome de autor(res)
  • Autor e Co-autor: não pode utilizar após o sobrenome do autor a expressão in memorian. Dá erro no DOI (Crossref). Não utilizar a expressão in memorian
  • Autor e Co-autor: não se pode abreviar o sobrenome. Ex: Silva Jr. > não se pode usar Jr. É necessário que seja Silva Junior.  
  • Afiliação/Instituição do Autor: não utilizar siglas. Não traduzir para outros idiomas, pois nomes próprios não devem ser traduzidos. Preencher a denominação sempre por extenso, do maior para o menor. Utilizar letras maiúsculas e minúsculas na identificação da afiliação
    • Ex. Universidade de São Paulo. Instituto de Arquitetura e Urbanismo
    • Ex. Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
    • Ex. Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
    • Ex. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
    • Ex. Faculdade Cásper Líbero
  • Afiliação/Instituição do Autor – Nunca utilizar no campo afiliação a atividade ou grau do autor
  • Afiliação/Instituição do autor - Caso o autor não possua vínculo com nenhuma instituição ou empresa, preencher o campo Afilação com a seguinte frase: Sem registro de afiliação
  • Biografia: esse campo, localizado logo após o campo de afiliação/instituição, é destinado a apresentar informações sobre titulação e atividades dos autores, contato, desde que mencionadas no artigo.
  • Palavras-chave: preencher as palavras-chave uma a uma, não só em português, como também nos outros idiomas, sempre de acordo com as informações constantes no artigo.
  • Palavras-chave: após cada palavra-chave inserida pressionar Enter. Não copiar e colar todas as palavras de uma vez, pois isso prejudica a recuperação do conteúdo pelos mecanismos de busca da Internet
  • Financiamento: sempre consultar o Artigo para recuperar e preencher metadados de financiamento, incluindo, além do nome da Agência, o nº do financiamento, caso haja essa informação
  • Agência de Fomento/Financiamento: o Plugin ‘Dados de Financiamento’ captura dados diretamente do FunRef CrossRef. Ex. Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. http://dx.doi.org/10.13039/501100001807
  • Agência de Fomento/Financiamento: não traduzir para outros idiomas, pois nomes próprios não devem ser traduzidos. 
  • Referências: adicione a lista de Referências em campo próprio para tal nos metadados do artigo. 
  • Referências: não utilize traços quando houver repetição de autores. Lembramos que a ABNT NBR 6023 Referências foi publicada em novembro de 2018 e aboliu o uso do traço quando há repetição de autoria. É necessário repetir o sobrenome e nome do autor(es), sempre que houver mais de uma referência do mesmo(s) autor(es)
  • Referências: realize a revisão de cada Referência, certificando-se de que constem autorias corretas e links corretos. Os nomes DOI devem ser inseridos sempre que possível na forma de link ativo. Ex: https://doi.org/10.18535/ijsrm/v8i07.el01
  • Referências: Inclua cada referência em uma nova linha de modo que possa ser extraída.
  • Referência com link DOI:
    • Ex. Soleimani N, Mohabati Mobarez A, Farhangi B. Cloning, expression and purification flagellar sheath adhesion of Helicobacter pylori in Escherichia coli host as a vaccination target. Clin Exp Vaccine Res. 2016 Jan;5(1):19-25. https://doi.org/10.7774/cevr.2016.5.1.19

 

Política de direitos autorais e plágio: Os autores podem deter os direitos autorais sem restrições se concederem à revista o direito à primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob a Licença de Atribuição Creative Commons. A Revista Malala está comprometida com a ética e a qualidade de suas publicações, plágio ou qualquer outro comportamento antiético são inaceitáveis. Para informações detalhadas sobre nossos padrões de propriedade intelectual, direitos autorais e ética, visite: http://www.revistas.usp.br/malala/about

Disclaimer:

O prazo para avaliação dos textos submetidos para a Revista Malala depende dos pareceristas indicados para revisão dos mesmos, mas revolve em torno de 8 meses totais. Os/as autores/as devem estar cientes que os textos aceitos para a publicação, podem ser publicados na edição do ano de submissão ou na do próximo ano. Pelos pareceristas da Revista Malala os textos podem ser aceitos sem alterações, aceitos com alterações obrigatórias, solicitados para que sejam reformulados e reapresentados, sendo os/as autores/as devidamente avisados quanto a decisão editorial. Caso sejam aceitos pelos pareceristas sem ressalva, passarão diretamente para a última fase de avaliação, que decidirá pela publicação ou não do texto. Caso sejam aceitos com alterações, os/as autores/as serão convidados/as a revisarem o texto apreciando as sugestões apresentadas e enviando, que será avaliada novamente pelos/as pareceristas e pelos editores/as na última fase de avaliação. Caso o autor não submeta a versão revisada, o texto original ainda assim seguirá para a fase final de avaliação.

As contribuições devem ser inéditas e uma vez submetido, o texto será avaliado pela comissão editorial durante as diferentes fases do processo de revisão. O texto somente será disponibilizado para publicação após o término do trâmite. De outro modo, caso o texto seja rejeitado pela comissão, então oa autor/a estará livre para enviá-lo a outras revistas e formas de publicação. Caso o texto original ainda esteja sendo avaliado pela comissão editorial e sob quaisquer fases do trâmite de revisão, ele não poderá ser enviado pelo/a autor/a a outra revista ou local de publicação, sob pena de resposta pelos tramites legais de direitos autorais. depois de submetido, a prerrogativa de publicar os textos ou não, cabe tão somente à Revista, e não mais aos/as autores/as do texto.

 Em caso de dúvidas, contatar nossa comissão editorial através do e-mail malala@usp.br 

Condições para submissão

Todas as submissões devem atender aos seguintes requisitos, sob pena do texto voltar antes de ir para a avaliação.

  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • O texto está impreterivelmente dentro da formatação especificada no item "diretrizes aos/as autores/as" https://www.revistas.usp.br/malala/about/submissions. Emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no corpo do texto, não no final.
  • O texto está livre de indicação de nome de autor/a, inclusive no "mais informações" e no corpo do texto. Isso garante a revisão por duplo às cegas, para aqueles textos que precisam passar por esse tipo de avaliação no qual nem as identidades do/a autor/a, nem a do/a revisor/a são divulgadas.
  • A contribuição é original e inédita (exceto capítulo de tese) e o/a autor/a está ciente que, enquanto o texto estiver sendo avaliado pela comissão editorial e durante as fases do trâmite de pareceres revisão e diagramação o texto não poderá ser enviado a outra revista ou local de publicação.
  • As referências no corpo do texto ou em nota de rodapé estão todas com os devidos números de página/s. As referências no corpo do texto ou nas notas de rodapé, quando o/a autor/a é citado/a pela primeira vez no texto, estão com o primeiro nome. As referências no fim do texto são apenas daquelas mencionadas ou citadas no corpo do texto. As referências no corpo do texto, nas notas de rodapé e no final do texto estão de acordo com as "diretrizes para o/autor/a" disponível em Revista Malala https://www.revistas.usp.br/malala/about/submissions .
  • Submeteu uma carta em Word, contendo o nome do/as autor/as, a biografia do/as autor/as com até 350 caracteres sem espaço para cada autor/a, com a indicação de e-mail, ORCID e Lattes. No caso de capítulo (tese ou dissertação), indicar o título do capítulo e da tese ou dissertação, com o link de localização.
  • O texto contém título (e subtítulo, caso tenha) em português e em inglês. Resumo e abstract (com no máximo 700 caracteres com espaço). Palavras-chave e keywords (no máximo 5).

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.