Quem tem medo do feminismo Islâmico, e por quê? Erguendo vozes através da educação
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2446-5240.malala.2020.159598Palavras-chave:
Feminismo, Movimento Feminista Islâmico, Patriarcado, Autoras Feministas IslâmicasResumo
O artigo apresenta o poder do feminismo islâmico, um movimento que tem chacoalhado as estruturas patriarcais do mundo islâmico a medida em que as mulheres têm mais acesso à educação. Com base nesse fato, a pesquisa afirma que essa movimentação originada no acesso à educação tem gerado desconforto ao patriarcado, mas principalmente aos fundamentalistas que se veem ameaçados pelo poder das mulheres que buscam uma reinterpretação do Alcorão extraindo uma mensagem de igualdade das escrituras sagradas. O feminismo islâmico, não sendo um movimento uniforme, pois contém visões distintas e disputas de narrativas em seu interior, é exposto aqui sob o olhar de autoras e pesquisadoras, como Fatema Mernissi e Amina Wadud. Em seguida, é apresentado um contraponto com a visão fundamentalista, a resposta das feministas e o exemplo da jovem Malala Yousafzai como uma referência para justificar a hipótese original de que os fundamentalistas percebem as feministas islâmicas como uma ameaça.
Downloads
Referências
Ask, K. and Tjomsland, M. (1998). Women and Islamization. Oxford: Berg. pp.61-62.
Blumberg, N. (2019). Malala Yousafzai | Biography & Facts. [online] Encyclopedia Britannica. Available at: https://www.britannica.com/biography/Malala-Yousafzai [Accessed 6
Jan. 2019].
Channel 4 News. 2015. Malala Yousafzai: ‘I’M A Feminist And A Muslim’. [online] Available
at: <https://www.channel4.com/news/malala-yousafzai-im-a-feminist-and-a-muslim>
[Accessed 17 May 2020].
Esposito, J. (2019). Women - Oxford Islamic Studies Online. [online] Oxfordislamicstudies.
com. Available at: http://www.oxfordislamicstudies.com/print/opr/t243/e370 [Accessed
Jan. 2019].
Ezzat, H., 2002. Rethinking Secularism ... Rethinking Feminism. [online] Islam Online
Archive. Available at: <https://archive.islamonline.net/17501> [Accessed 17 May 2020].
Fazl-e-Haider, S. (2013). Malala versus Extremism Not Taliban, but Talibanization.
[online] Harvard International Review. Available at: https://search.proquest.com/
docview/1470893137?rfr_id=info%3Axri%2Fsid%3Aprimo&accountid=11149 [Accessed
Jan. 2019].
Gibbs, A. (2018). How Nobel Peace Prize Laureate Malala Yousafzai Embraced Feminism.
[online] CNBC. Available at: <https://www.cnbc.com/2018/01/31/malala-yousafzai-onfeminism-and-raising-awareness-about-female-rights.html> [Accessed 17 May 2020].
Hatem, M. (2019). In the Eye of the Storm: Islamic Societies and Muslim Women in Globalization Discourses. [online] Muse.jhu.edu. Available at: https://muse.jhu.edu/article/198833
[Accessed 5 Jan. 2019].
Wadud, Amina. Islam & feminism. (2019). [online] Available at: http://www.islamandfeminism.org/amina-wadud.html [Accessed 5 Jan. 2019].
Malik, S. (2018). Reality Check: Are More Girls In Pakistan Going To School?. [online] BBC
News. Available at: <https://www.bbc.com/news/world-44717345> [Accessed 17 May 2020].
Meringolo, A. (2019). Amina Wadud, portrait of a Muslim feminist. [online] Reset Dialogues
on Civilizations | a venue for all tribes. Available at: https://www.resetdoc.org/story/
amina-wadud-portrait-of-a-muslim-feminist/ [Accessed 5 Jan. 2019].
Mernissi, F. (2011). Beyond the Veil - Male-Female Dynamics in Muslim Society. London: Saqi
Books. pp.171-185.
Mernissi, F. (2009). Muslim Women and Fundamentalism in New Voices of Islam: Reforming
Politics and Modernity: A Reader.. I. B. Tauris & Company, Limited, pp.205-211.
Mernissi, F. (1997). The Forgotten Queens of Islam. 2nd ed. Minneapolis: University of Minnesota Press, p.238.
Moghissi, H. (1999). Feminism and Islamic Fundamentalism. London: Zed Books. pp.43-72.
NobelPrize.org. (2019). The Nobel Peace Prize 2014. [online] Available at: https://www.
nobelprize.org/prizes/peace/2014/yousafzai/facts/ [Accessed 7 Jan. 2019].
Pew Research Center’s Religion & Public Life Project. (2019). Muslim educational attainment
around the world. [online] Available at: http://www.pewforum.org/2016/12/13/muslim-educational-attainment/#gender-differences-remain-despite-substantial-gains-for-women-across-generations [Accessed 4 Jan. 2019].
UNESCO. 2018. [online] Available at: <https://en.unesco.org/sites/default/files/financing.
pdf> [Accessed 17 May 2020].
Wadud, A. (2006). Aishah’s Legacy: The Struggle for Women Rights within Islam in The New
Voices of Islam: Rethinking Politics and Modernity: a Reader. Berkeley: University of California Press, pp.201-204.
Watt, W. (1989). Islamic Fundamentalism and Modernity. London: Routledge, pp.114-117.
World Bank. n.d. World Bank. [online] Available at: <http://documents.worldbank.org/
curated/en/280721531831663216/pdf/124921-REVISED-AFGHANISTANPROMOTINGEDUCATIONPublication.pdf> [Accessed 17 May 2020].
Yousafzai, M. and Lam, C. (2013). I Am Malala. 1st ed. London: Orion Publishing Group. pp.95
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Renan de Souza

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Esta revista oferece acesso livre ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Não será cobrado nenhum tipo de taxa ao longo do processo de submissão de trabalhos e publicação da revista, bem como para leitura, download, cópia, distribuição, impressão, pesquisa ou referência após sua publicação. Leitores e partes interessadas são livres para compartilhar (copiar ou distribuir o material em qualquer mídia e formato) e para transformar ou adaptar partes do material desde que para uso não comercial e desde que o crédito apropriado seja dado ao autor e à Revista, indicando de que forma os dados foram utilizados e/ou manipulados.