De Ciccillo Matarazzo a Mário Pedrosa: uma mensagem de Ano Novo e o fim das Bienais do MAM
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i50p284-292Palavras-chave:
Mário Pedrosa, Correspondência, Museu de Arte ModernaResumo
O presente artigo introduz e contextualiza a transcrição de uma correspondência do crítico de arte Mário Pedrosa ao empresário Francisco Matarazzo Sobrinho, enviada durante o processo que levou à autonomia das Bienais de São Paulo em relação à instituição que lhes deu origem, o Museu de Arte Moderna de São Paulo. Escrita no calor do momento, um dia após o encerramento da 6ª Bienal, que teve a direção artística de Pedrosa, a divulgação da correspondência ganha relevância na medida em que a compreendemos como uma peça dentro de um quebra-cabeças documental que releva as inúmeras articulações políticas realizadas para que o processo de autonomia das Bienais fosse levado à cabo. As consequências de tal processo, porém, eram percebidas de forma distinta por Pedrosa e Matarazzo Sobrinho, fato que pode ser lido nas entrelinhas do bilhete aqui apresentado.
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