O “archival turn” na criação contemporânea. Formas-arquivos e renarrações históricas
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i55p106-120Palavras-chave:
Arquivos, Arte contemporânea, Narrativa, Pós-colonial, Arte conceitualResumo
A virada arquivística (archival turn) da arte contemporânea inscreve-se na linhagem da arte pós-conceitual. Ao introduzir documentos históricos, informações administrativas ou textos de terceiros, as obras colocam o espectador na posição de investigador, diante da tarefa de reconstituir uma narrativa fragmentada. Por meio dos exemplos de três artistas — Thu Van Tran, Elisabetta Benassi e Sammy Baloji — os arquivos fazem emergir narrativas minoritárias frente à dominação da história europeia e suas extensões coloniais. A experiência e a subjetividade trazidas pelos artistas deslocam os arquivos para um espaço de saber situado, o que tem como consequência a desidentificação do arquivo de sua função original, para reposicioná-lo dentro de uma nova narrativa.
Downloads
Referências
ARNDT, Lotte; TAIAKSEV, Asger dir., Sammy Baloji, Hunting and Collecting. Paris-Ostende: Galerie Imane Farès – Mu.Zee, 2014.
BALOJI, Sammy; MUDEKEREZA, Patrick. Congo Far West, arts, sciences et collections. Tervuren: Mrac – Silvana Editoriale, 2011.
BARTHES, Roland. Roland Barthes par Roland Barthes. Paris: Microcosmos, Ecrivains de toujours, Seuil, 1975.
BOLTANSKI, Christian. Recherche et présentation de tout ce qui reste de mon enfance. Paris: galerie Givaudan, 1969.
BOUDJELAL, Bruno. Jours intranquilles. Londres: Autograph ABP, 2007, non paginé.
CRAWLEY JACKSON, Amanda. Retour/ détour : Bruno Boudjelal’s Jours intranquilles. in Kathrin YACAVONE dir., Photography in Contemporary French and Francophone Cultures, Nottingham French Studies, vol. 53, n°2, 2014, p. 201-215.
FARGE, Arlette. Le Goût de l’archive. Paris : La Bibliothèque du XXe siècle, Seuil, 1989, p. 10.
FOSTER, Hal. An Archival Impulse. October, vol. 110, 2004, p. 3-22.
HARAWAY, Donna. Situated Knowledges: The Science Question in Feminism and the Privilege of Partial Perspective. Feminist Studies, vol. 14, n°3 (1988), p. 575-599
HARDING, Sandra G. Whose Science? Whose Knowledge? Thinking from Women’s Lives. Ithaca: Cornell University Press, 1991.
HARTSOCK, Nancy. The Feminist Standpoint: Developing the Ground for a Specifically Feminist Historical Materialism [1983]. In Hartsock, Nancy. The Feminist Standpoint Revisited and Other Essays. Boulder: Westview Press, 1998, p. 105-132
LUGON, Olivier. Le Style documentaire. D’August Sanders à Walker Evans, 1920-1945, [2001]. Paris: Le Champ de l’image, Macula, 2017.
MUMENGI, Didier. Panda Farnana, premier universitaire congolais (1888-1930). Paris: Espace Kinshasa, L’Harmattan, 2005.
NACHTERGAEL, Magali. Quelles histoires s’écrivent dans les musées ? Récits, contre-récits et fabrique des imaginaires. Paris: Essais visuels, MKF éditions, 2023.
PIC, Muriel. W.G. Sebald, L’image-papillon. Dijon: L’espace littéraire, Presses du réel, 2009.
POINSOT, Jean-Marc. Quand l’œuvre d’art a lieu. L’art exposé et ses récits autorisés. Genève/Villeurbanne: MAMCO/IAC, 1999.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Epistemologies from the South, Justice against Epistemicides. Boulder/Londres: Paradigm Publishers, 2014.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Magali Nachtergael; Katerina Blasques Kaspar, Lucas de Paiva Sanches

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.