Entre riscos e rabiscos: questões de crítica genética na teatralização de A Pedra do Reino por Antunes Filho
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i42p52-66Keywords:
Antunes Filho, A Pedra do Reino, Ariano Suassuna, Genetic Criticism, DocumentsAbstract
The present article investigates the theaterizing process of the Arianos Suassuna’s novels: Romance d’A Pedra do Reino e o príncipe do sangue do vai-e-volta and História d’O Rei Degolado nas Caatingas do Sertão: ao Sol da Onça Caetana by director Antunes Filho. The present article approach theoretical issues raised from the analysis of part of the vast genetic material of the adaptation process of A Pedra do Reino gived by Antunes Filho.
Downloads
References
AGÊNCIA Estado. Mestres na difícil ciência de decifrar o Brasil. São Paulo, 2006. Entrevista com Ariano Suassuna e Antunes Filho. Disponível em: http://www.nordesteweb.com/not07_0906/ne_not_20060720b.htm. Acesso em: 06 jun. 2020.
ANDRADE, Lucimara de. Pelo viés da teatralização: A Pedra do Reino por Antunes Filho. 2017. Tese (Doutorado em Estudos Literários) Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/handle/1843/LETR-AMHG8D. Acesso em: 20 nov. 2020.
ARTIÈRES, Philippe. Arquivar a própria vida. Revista Estudos históricos. Rio de Janeiro, v.11, n.21, p. 9-34, 1998. Disponível em: http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/reh/article/view/2061/1200. Acesso em: 5 set. 2020.
BENJAMIN, Walter. Escavando e recordando. In: Obras Escolhidas. Rua de Mão Única. São Paulo: Brasiliense, 1995. p. 239-240.
BERTHOLD, Margot. Teatro do diretor. In: História mundial do Teatro. São Paulo: Perspectiva. 2006. p. 529-539.
BIASI. Pierre-Marc de. A genética dos textos. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2010.
BUTOR, Michel. Crítica e Invenção. In: BUTOR, Michel. Repertório. São Paulo: Perspectiva, 1974. p. 191-203.
CAMPOS, Haroldo de. In: TÁPIA, Marcelo e NÓBREGA Thelma Médici (Orgs.). Haroldo de Campos - Transcrição. São Paulo: Perspectiva. 2013.
CAMPOS, Maximiano. A Pedra do Reino. In: SUASSUNA, Ariano Villar. Romance d’A Pedra do Reino e o príncipe do sangue do vai-e-volta. Rio de Janeiro: José Olympio Editora, 2006. p. 745-754.
CARLSON, Marvin. Teorias do teatro: estudo histórico-crítico, dos gregos à atualidade. São Paulo: Editora UNESP, 1997.
DE MARINIS, Marco. Nova teatrologia e performance studies: questões para um diálogo. Repertório: teatro & dança, Salvador, ano 13, n. 15, p. 95-103, 2010.
DIAZ, José-Luis. Qual genética para as correspondências? In: Manuscrítica – Revista de Crítica Genética, São Paulo, n. 15, p. 119-162, 2007.
FOCILLON, Henri. Elogio da mão. In: FOCILLON, Henri. Vida das formas. Rio de Janeiro: Zahar, 1983. p. 126-156.
GRÉSILLON, Almuth. Devagar: obras. In: ZULAR, Roberto (Org.). Criação em processo: ensaios de crítica genética. São Paulo: Iluminuras, FAPESP, 2002. p. 147-174.
HAY, Louis. A literatura dos escritores. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2007.
JAKOBSON, Roman. Os aspectos linguísticos da tradução. In: JAKOBSON, Roman. Linguística e comunicação. São Paulo: Cultrix, 1995. p. 63-72.
LEBRAVE, Jean-Louis. Crítica genética: uma nova disciplina ou um avatar moderno da filologia? In: ZULAR, Roberto (Org.). Criação em processo: ensaios de crítica genética. São Paulo: Iluminuras, Fapesp, 2002. p. 97-146.
MARQUES, Reinaldo. O arquivamento do escritor. In: SOUZA, Eneida Maria de. MIRANDA, Wander Mello (orgs.). Arquivos Literários. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003. p. 141-156.
MENCARELLI. Fernando Antonio. Dramaturgias em processo: a cena pelo avesso. In: GRUPO TEATRO INVERTIDO. Cena invertida: dramaturgias em processo. Belo Horizonte: Edições CPMT, 2010. p. 12-25.
MILARÉ, Sebastião. Hierofania: o teatro segundo Antunes Filho. São Paulo: Edições SESC SP, 2010.
PAVIS, Patrice. Dicionário de teatro. São Paulo: Perspectiva, 2015.
RYNGAERT, Jean-Pierre. Ler o teatro contemporâneo. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
SALLES, Cecilia Almeida. Gesto inacabado: processo de criação artística. São Paulo: FAPESP: Annablume, 1998.
SANTIAGO, Silviano. Com quantos paus de faz uma canoa. In: SOUZA, Eneida Maria de e MIRANDA, Wander Mello (orgs.). Arquivos Literários. São Paulo: Ateliê Cultural, 2003. p. 15-24.
SANTINI, Alexandre. Teatro e cultura brasileira no século 20 - Ariano Suassuna e Movimento Armorial.in: RABETTI, Beti (Org.). Teatro e comicidades: estudos sobre Ariano Suassuna e outros ensaios. Rio de Janeiro: 7Letras, 2005. p. 63-69.
SUASSUNA, Ariano Villar. Entrevista sem título. In: BACCARELLI, Milton. O Teatro em Pernambuco: trocando a máscara. Recife: FUNDARPE, 1994. p. 142-146.
TÁPIA, Marcelo. Apresentação. In: TÁPIA, Marcelo e NÓBREGA Thelma Médici (Orgs.). Haroldo de Campos - Transcrição. São Paulo: Perspectiva. 2013. p. XI-XX.
TROTTA, Rosyane. Autoralidade, grupo e encenação. Sala Preta, São Paulo, vol. 6, 2006. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/salapreta/article/view/57305. Acesso em: 3 ago. 2020.
UBERSFELD, Anne. Para ler o teatro. São Paulo: Perspectiva, 2005.
WILLEMART, Philippe. A rasura e a consistência. In: WILLEMART, Philippe. Universo da criação literária: crítica genética, crítica pós-moderna? São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1993. p. 67-73.
ZANOTTO. Ilka Marinho de Andrade. Quaderna. Sala Preta, São Paulo, n. 6, p. 97-102, 2006.
Referências audiovisuais:
SUASSUNA, Ariano Villar. São Paulo, Brasil, 15 jun. 2007. 1DVD. Entrevista concedida ao Programa Metrópolis.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2020 Lucimara de Andrade
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.