The space for artistic experimentation as a creative laboratory in the production of artists' books

Authors

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i52p53-66

Keywords:

Arts laboratory, Artist's Book, Collective learning, Artistic experimentation

Abstract

This article presents the experience of a discipline from the postgraduate course in Visual Arts, that takes place within the engraving laboratory for postgraduate students (2023), which promoted, in an organic way and with no regular guidance, collective artistic experimentation in the production of artist's books. In addition to that, it aims to reflect on the artistic practice of the students in a plural environment and with the guidance of artist-teachers—teachers who also work as artists and, therefore, were able to share theoretical and practical knowledge in a continuous and collective praxis. After a procedural analysis of the development of students’ projects, we sought to reflect on the relationship between artistic practice in the laboratory and the results obtained by them. Among the questions raised, are: the environment conducive to sharing knowledge, the relevance of the process for defining the statement, and the importance of teacher-artist contact in the development of tasks in which practice drives the theoretical and vice versa.

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Author Biographies

  • Luise Weiss, Universidade Estadual de Campinas

    Possui graduação em Artes Plásticas pela Universidade de São Paulo (1977), mestrado em Comunicação e Artes pela Universidade de São Paulo (1992) e doutorado em Poéticas Visuais pela Universidade de São Paulo (1998). Atualmente é Professora Titular da Universidade Estadual de Campinas no Instituto de Artes na área de Gravura. Atuou como Professora nas áreas de Gravura e Desenho da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Tem experiência na área de Artes Visuais, com ênfase na gravura, pintura, fotografia e desenho. Em 2006 realizou a Livre-docência na Unicamp, com o trabalho intitulado: Saga: uma trajetória. Em 2015 apresentou o memorial como título Nos Veios da Madeira, obtendo a titularidade junto ao Departamento de Artes Visuais - Instituto de Artes da UNICAMP. É natural de São Paulo, onde reside e possui atelier. No Instituto de Artes da Unicamp leciona na Graduação e Pós-Graduação, orientando mestrados e doutorados na área de Poéticas Visuais. Realiza exposições nacionais e internacionais e produz ilustrações e projetos gráficos, além de livros-objetos e livros-de-artista. Participou de vivências artísticas na Alemanha e Polônia, cujas pesquisas visuais são incorporadas na produção artística. Publicou um livro pela Imprensa Oficial intitulado: No Mar... (2012), reunindo gravuras, fotografias e pinturas que incorporaram a exposição Passagens, no MASP em 2010.

  • Germana de Araujo, Universidade Federal de Sergipe

    Germana Gonçalves de Araújo é professora efetiva do curso de Design Gráfico no Departamento de Artes Visuais e Design (DAVD) da Universidade Federal de Sergipe (UFS), desde 2010. Pós-doutoranda na Unicamp (2024). Doutora pelo Programa Multidisciplinar em Cultura e Sociedade, Pós-Cultura da Universidade Federal da Bahia — UFBA (2013), mestra pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenho, Cultura e Interatividade da Universidade Estadual de Feira de Santana — UEFS (2008), bacharela em Desenho Industrial pela Universidade Federal da Paraíba — UFPB (2000).  Em 2011, com o foco na profissionalização da publicação científica da comunidade acadêmica, torna-se coordenadora gráfica da Editora UFS. É autora das obras “Bonita Maria do Capitão”, 2011 (1º Lugar no Prêmio Aloísio Magalhães da Fundação Biblioteca Nacional, em 2011); “Cândido de Faria: um ilustrador sergipano das artes aplicadas”, 2018 (2º Lugar no 33º Prêmio Museu da Casa Brasileira, na categoria Trabalhos Publicados, em 2019); “Cuscuz: um livro de memórias afetivas”, 2020; “Lampião em Cena: criatividade na cultura visual do Cangaço”, 2020; “Livro corpo aberto”, 2020 (livro de artista); e “Design do Livro Infantil Ilustrado: ensaios de representatividade”, 2021 (livro digital); “Design do livro experimental: ensaios provocativos”, 2022 (livro digital); e "Memória Gráfica de Sergipe”, 2022 (no prelo). Atualmente, concomitante à atividade de docência na graduação em Design e na pós-graduação (nos programas de Culturas Populares e Ciência da Informação), está envolvida com projeto de pesquisa acerca do Design do Livro (impresso e digital) e da memória gráfica local (Brasil-Nordeste-Sergipe).

  • Fabiana Grassano, Universidade Estadual de Campinas

    Doutoranda em Artes Visuais pelo Instituto de Artes-Unicamp (2020) com Bolsa CAPES, Mestre em Artes Visuais pelo Instituto de Artes-Unicamp (2020) com Bolsa CAPES, Graduada em Design - Formação em Comunicação Visual, pela Faculdade de Administração e Artes de Limeira (2019), Master Research em Strategic Design pelo Istituto Europeo di Design, em São Paulo (2007), Especialista em Design de Hipermídia pela Universidade Anhembi Morumbi (2001), Graduada em Comunicação Social com habilitação em Produção Editorial pela Universidade Anhembi Morumbi (1999). Professora de Design Editorial e Produção Gráfica, meio impresso e digital. Designer gráfico e editorial.

References

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Published

2024-06-29

How to Cite

Weiss, L., Araujo, G. de, & Grassano, F. . (2024). The space for artistic experimentation as a creative laboratory in the production of artists’ books. Manuscrítica: Revista De Crítica Genética, 52, 53-66. https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i52p53-66