Queimar e postar: materializar arquivos imateriais
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i44p6-16Palabras clave:
Arquivos da criação, Materialidades digitais, Performances de processo, Audiovisual, InstagramResumen
O presente trabalho foi escrito a muitas mãos no contexto do Grupo de Pesquisa de Processos de Criação da PUC-SP, diante do desafio permanente colocado pela expansão dos arquivos da criação. O ponto de partida foi uma publicação no perfil do Instagram do Ateliê Carlos Vergara, em que o artista registra (e posta) a queima de arquivos, como um “exercício de rigor”. A postagem foi detonadora de vários questionamentos sobre a materialidade dos arquivos, especialmente no contexto digital e das redes sociais. Assuntos como transformação das materialidades; acumulação e convivência entre as práticas de registro; performances de processo; especificidades do registro audiovisual e das redes sociais são alguns dos pontos abordados pelo artigo.Descargas
Referencias
BACHELARD, G. A chama de uma vela. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1989.
BENITES, L. Entrevista. In: A vida é uma arte. Porto Alegre: ABF Developments, 2021. Disponível em: <https://fb.watch/72ivBexkw3/>. Acesso em: 29, jul. 2021.
BENITES, L. Site oficial Luca Benites. Disponível em: <http://lucabenites.com>. Acesso em: 29, jul. 2021.
BROD, M. Franz Kafka: a biography. Boston: Da Capo Press, 1995.
COLAPIETRO, V. The loci of creativity: fissured selves, interwoven practices. Manuscrítica revista de crítica genética 11. São Paulo: Annablume, 2003.
EISENSTEIN, S. A forma do filme. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2002.
GLUSBERG, J. A arte da performance. São Paulo: Perspectiva, 2013.
MAIOLINO, A. M. In: TATAY, H. (Org.). Anna Maria Maiolino. São Paulo: Cosac Naify, 2012.
SALLES, C. A. Arquivos de criação: arte e curadoria. Vinhedo: Editora Horizonte, 2010.
SALLES, C. A. Redes da criação: construção da obra de arte. Vinhedo: Editora Horizonte, 2006.
ROLNIK, S. Flowerings of reality / florações da realidade. In: ZEGHER, C. de (Ed.). Anna Maria Maiolino: a life line / vida afora. New York: The Drawing Center, 2002. p. XVI-XVIII.
ROLNIK, S. Florações da realidade. Núcleo de Estudos da Subjetividade, São Paulo. p. 1-12, maio, n. 77 dez. 2020. Disponível em: <https://www.pucsp.br/nucleodesubjetividade/suely%20rolnik.htm>. Acesso em: 28, jul. 2021.
UNIQUE ONE. Página oficial do projeto The Burned Picasso. Disponível em: <https://uniqueone.medium.com/picasso-enters-the-metaverse-f1cc48c77ed8> Acesso em: 29, jul. 2021.
VERGARA, C. Perfil do Ateliê Carlos Vergara no Instagram. Disponível em: <https://www.instagram.com/ateliecarlosvergara/>. Acesso em: 29, jul. 2021.
XAVIER, I. O discurso cinematográfico: opacidade e transparência. São Paulo: Paz e Terra, 2005.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Cecilia Salles, Júlia Meireles, Mariana Carlin, Paola Pinheiro, Patrícia Dourado, Samir Cheida, Vinícius Gonçalves
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.