Poéticas de passagem: o deslizamento de cartas arquivadas para o impresso e o audiovisual

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i50p184-199

Palabras clave:

Poéticas de passagem, Filme-carta, Gestos autorais, Caráter ensaístico

Resumen

A proposta do artigo Poéticas de passagem: das cartas arquivadas para o impresso e o audiovisual é apresentar sinteticamente os traços caraterizadores do arquivo para, em seguida, tecer algumas considerações sobre a sua potencialidade e apropriação nos diferentes suportes e arranjos. O estudo compreende a seguinte passagem: do Acervo Tempo Glauber para a publicação Cartas ao mundo (Ivana Bentes, 1997) e a realização dos filmes De Glauber para Jirges (André Ristum, 2005) e Carta para Glauber (Gregory Baltz, 2022). Em cada momento-passagem-travessia, os formatos ressignificam as cartas apresentando leituras singulares. O traço comum é a ‘assinatura’ glauberiana que se faz presente no caráter ensaístico de cada obra e o gesto anárquico autoral nos diversos momentos da apropriação do material de arquivo.

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Biografía del autor/a

  • Elisabete Alfeld, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

    Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Docente da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) no Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária (PEPG-LCL), nos Cursos de Graduação em Letras e Comunicação e Multimeios.

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Publicado

2023-11-13

Cómo citar

Alfeld, E. . (2023). Poéticas de passagem: o deslizamento de cartas arquivadas para o impresso e o audiovisual. Manuscrítica: Revista De Crítica Genética, 50, 184-199. https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i50p184-199