A cidade transparente, a imagem múltipla

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i52p6-10

Palabras clave:

Fotografia, Imaginação, Exposição múltipla, Cidade, Visão

Resumen

Este breve ensaio explora a conexão entre fotografia e perceção urbana, usando a exposição múltipla para gerar uma visão alterada da paisagem, criando paisagens imaginárias. Segundo Calvino, cidades podem suceder-se sem se conhecerem, refletindo sobre a complexidade da cidade. Por seu lado, Jay e Gombrich destacam que a visão vai além dos olhos, influenciada pela memória e conhecimento, e Spirn descreve a paisagem como complexa e multifacetada. As imagens transparentes da “cidade transparente” questionam as barreiras percebidas, onde Proust e Bachelard destacam a capacidade da fotografia de revelar novas perspetivas, ampliando a interpretação da cidade.

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Biografía del autor/a

  • Cristina Ferreira, Universidade do Porto

    Doutora em Arte e Design pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.

Referencias

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Publicado

2024-06-29

Cómo citar

Ferreira, C. (2024). A cidade transparente, a imagem múltipla. Manuscrítica: Revista De Crítica Genética, 52, 6-10. https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i52p6-10