O teatro do enclausuramento em O ano passado em Marienbad

Auteurs

  • Sônia Maria Oliveira da Silva Université de la Sorbonne Nouvelle - Paris 3. Universidade Federal de São Carlos

DOI :

https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i19p97-115

Résumé

O objetivo deste artigo é refletir sobre algumas referências teatrais presentes no filme O ano passado em Marienbad (Resnais, 1961). Para tanto, partiremos de uma lista que integra os documentos do processo de criação da obra, na qual surgem nomes de peças teatrais, prováveis inspiradoras do filme. Pretendemos lançar algumas observações sobre o modo como o realizador, embora fielmente pautado pelo roteiro, recorre ao universo de enclausuramento de Tchekhov, Ibsen e Sartre, autoresque se distanciam consideravelmente dos princípios do Nouveau Roman de Alain Robbe-Grillet. Nem análise fílmica, nem crítica literária, o objetivo aqui é pontuar os elementos que caracterizam essa criação de Resnais, processo que, a um só tempo, respeita o texto do qual parte e acrescenta-lhe novas camadas, novos tons.

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Publiée

2010-12-16

Numéro

Rubrique

Ateliê

Comment citer

Silva, S. M. O. da. (2010). O teatro do enclausuramento em O ano passado em Marienbad. Manuscrítica: Revista De Crítica Genética, 19, 97-115. https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i19p97-115