Sobre o uso das marcas de seleção e edição em folhas de contato e cópia de trabalho na criação fotográfica

Auteurs

  • Patricia Kiss Spineli Universidade Estadual de Campinas
  • Edson do Prado Pfützenreuter Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Artes

DOI :

https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i31p136-149

Mots-clés :

Fotografia, Seleção, Folha de contato, Cópia de trabalho, Magnum.

Résumé

A folha de contato é utilizada na fotografia analógica como meio para selecionar e editar imagens dentro de uma série fotográfica. Pela folha de contato é possível indicar, através de marcas gráficas, imagens que deverão ser ampliadas e sugerir determinadas correções técnicas e criativas ao laboratorista. O presente artigo versa sobre os códigos visuais nas folhas de contato que são adotados por fotógrafos e editores de imagem e utilizados para comunicar indicações de escolha e de edição nas fotografias. Aborda também as anotações empregadas em uma cópia de trabalho para indicar procedimentos de edição da imagem no momento da copiagem. Essa investigação sobre o uso de símbolos como forma de comunicação no copião e nas cópias favorece o estudo do processo de criação, uma vez que são considerados índices das intenções em um determinado trabalho de fotografia.

##plugins.themes.default.displayStats.downloads##

##plugins.themes.default.displayStats.noStats##

Biographies de l'auteur

  • Patricia Kiss Spineli, Universidade Estadual de Campinas

    Doutoranda em Artes Visuais pela Unicamp. Mestre e Bacharel em Design pela Unesp-Bauru. Especialista em Fotografia pela UEL-Londrina. Leciona para os cursos de Fotografia, Design e Artes na FMU-SP.

  • Edson do Prado Pfützenreuter, Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Artes

    Graduação em Educação Artística - Artes Plásticas pela Universidade de São Paulo (1985). Mestrado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1992) e Doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997). Docente do Instituto de Artes da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas.

Références

ADAMS, Ansel. A cópia. São Paulo: Senac, 2002.

BÜTLER, Heinz. Henri Cartier-Bresson: the impassioned eye. 2003. 1 DVD, color (72 min).

CARTIER-BRESSON, Henri. El instante decisivo (1952). In: fontcuberta, Joan (ed.). Estética Fotográfica: una selección de textos. Barcelona: Editorial Gustavo Gili, 2007.

COPANS, Richard; neumann, Stan. Contatos, Vol. 1: a grande tradição do fotojornalismo. 2005. 1 DVD, color (156 min).

DEPARDON, Raymond. Gilles Caron repórter: 1967 - 1970. Paris: Editions du Chêne, 1978.

FERNANDES júnior, Rubens (org). Otto Stupakoff. São Paulo: Cosac Naify, 2006.

FERRER, Daniel. A crítica genética do século XXI será transdisciplinar, transartística e transemiótica ou não existirá. In: zular, Roberto (org). Criação em processo: ensaios de crítica genética. São Paulo: Iluminuras, 2002.

FLEIG, Alain. Les jeux de la bande. In: Les Cahiers de la Photographie, numéro 10 (2ème trimestre 1983): Les contacts Broché, 1983.

HEYMAN, Ken; durniak, John. The right picture: photographer and a picture editor demonstrate how to choose. New York: Amphoto, 1986.

HILL, Paul; cooper, Thomas. Dialogo con la fotografia. Barcelona: Gustavo Gili, 2001.

HOELSHER, Steven (ed.). Reading Magnum: a visual archive of the modern world. Austin: University of Texas Press, 2013.

LEWIS, Eleanor. Darkroom. New York: Lustrum Press, 1977.

LUBBEN, Kristen (org.). Magnum: Contatos. São Paulo: IMS, 2012.

NOIROT, Julie. De la genèse photographique à la photographie génétique. In: Temporalités [Online], ed. 14, 2011.

Disponível em: http://temporalites.revues.org/1745. Acesso em: 22 nov. 2016.

PEIRCE, Charles Sanders. Semiótica. São Paulo: Perspectiva, 2003.

PLEDGE, Robert; MENASCHE, Jacques. Contacts: the art of photojournalism, 2003.

Disponível em: <http://www.contactpressimages.com/exhibitions/contact/Contact-s.pdf>. Acesso em: 22 nov. 2016.

SALLES, Cecilia. Gesto inacabado: processo de criação artística. São Paulo: Intermeios, 2012.

SOULAGES, François. A fotograficidade. Revista Porto Alegre: Porto Alegre, v.13, n. 22, maio 2005.

SOULAGES, François. Estética da fotografia: perda e permanência. São Paulo: Senac, 2010.

SPINELI, Patricia Kiss. Leitura de imagem: a semiótica na sala de aula. Montagem, v. 11, p. 86-102, 2009.

SPINELI, Patricia Kiss. A potencialidade da folha de contato como investigação fotográfica. Manuscrítica, v. 26, p.76-85, 2014.

TISSERON, Sergei. El mistério da câmara lúcida, fotografia e inconsciente. Salamanca: Universidad de Salamanca, 2000.

WIEDEMANN, Michel. La planche-contact et sa préhistorie. Les Cahiers de la Photographie, n. 10 (2ème trimestre 1983), Les contacts Broché, 1983.

Téléchargements

Publiée

2016-12-27

Comment citer

Spineli, P. K., & Pfützenreuter, E. do P. (2016). Sobre o uso das marcas de seleção e edição em folhas de contato e cópia de trabalho na criação fotográfica. Manuscrítica: Revista De Crítica Genética, 31, 136-149. https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i31p136-149