Imagens no Satyricon: um Ensaio sobre Ars Memoriae
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2177-4218.v8i9p97-116Palavras-chave:
Arte, Memória, Satyricon, Imagem.Resumo
Este artigo discute as noções de memória e imagem na Antiguidade greco-romana. Analisamos essas noções nas obras selecionadas que se relacionam ao que tentamos entender como uma história da arte da memória antiga. Há inúmeras fontes que, talvez, pudessem compor um trabalho com intuito de pensar a história da arte da memória clássica, mas destacamos: Fedro (Platão), De Anima (Aristóteles), De oratore (Cícero), Rhetorica ad Herennium (sem autoria definida) e Naturalis Historia (Plínio, o Velho). Estas obras serão utilizadas para situarmos o uso de recursos ecfrásticos no Satyricon, obra atribuída a Petrônio, um cortesão do período neroniano, segundo Tácito (Ann. XVI, 18-19), elegantiae arbiter da corte de Nero. Salientamos o episódio da Cena Trimalchionis (25-78), devido à composição do retrato do rico liberto Trimalquião, descrições de sua casa e monumento e, posteriormente, o episódio ambientado em uma pinacoteca (83-89), devido à discussão sobre arte encarnada por Encólpio e Eumolpo, quando apresentaremos uma aproximação entre esta obra e a Naturalis Historia, justificada por uma concordância entre ambas relativa à arte ou à valoração que se dá à arte e pela denúncia de uma decadência moral e artística contemporânea. Entendemos que uma leitura adequada do Satyricon requer a elaboração de um panorama crítico e um estudo aprofundado da ars memoriae na Antiguidade, sendo essa a função do artigo.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2018-02-15
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os conteúdos expressos nos textos publicados pela Mare Nostrum são de exclusiva responsabilidade de seus respectivos autores.
A reprodução dos textos editados pela Mare Nostrum é permitida sob licença Creative Commons, Atribuição-NãoComercial (CC BY-NC).
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
Imagens no Satyricon: um Ensaio sobre Ars Memoriae. (2018). Mare Nostrum, 8(9), 97-116. https://doi.org/10.11606/issn.2177-4218.v8i9p97-116