O uso de amuletos como prática da religiosidade no Egito do Reino Novo (1550-1070 a.C)
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2177-4218.v12i1p27-52Palavras-chave:
Antigo Egito, Amuletos, Religiosidade, Práticas mágicasResumo
Neste artigo procuraremos demonstrar como o uso de amuletos no Antigo Egito é uma expressão da religiosidade das pessoas nessa sociedade - aqui entendida como um conceito que abrange piedade, crenças e práticas pessoais. Através de fórmulas mágicas que confirmam a prescrição de amuletos para diversas situações da vida, como parto, mortalidade infantil e ataques de animais perigosos, atestaremos que o emprego de amuletos era considerado uma maneira apropriada de superar essas situações com sucesso. A efetividade dessas prescrições é corroborada pela cultura material em enterramentos no sítio de Gurob que refletem os mesmos padrões de uso em relação a quais tipos de amuletos eram utilizados, a posição em que estavam e com quem eram depositados. Dessa maneira, fontes textuais estudadas juntamente com dados arqueológicos possibilitarão a compreensão dos amuletos como uma prática que expressa crenças religiosas pessoais.
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