Sociedade de consumo e o universo 24/7
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v11i1p213-216Palavras-chave:
Capitalismo, sociedade de consumo, universo 24/7Resumo
Em 24/7: Capitalismo tardio e os fins do sono, Jonathan Crary ilustra em diversas situações as interferências do capitalismo e dos avanços tecnológicos sobre a humanidade. As intensas relações com os dispositivos eletrônicos, a submissão ao trabalho e ao ritmo produtivo acelerado, bem como a devoção ao consumo material são apontadas pelo autor como efeitos colaterais da globalização neoliberal. O universo 24/7, defende Crary, cerca nossas vidas e nos aprisiona em uma realidade sem descanso.
Downloads
Referências
CRARY, J. Suspensões da percepção: atenção, espetáculo e cultura moderna. São Paulo: Cosac Naify, 2013.
______. Técnicas do observador: visão e modernidade no século XIX. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-SA 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista para fins não comerciais.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.