Sobre pontes e abismos
aproximações e conflitos entre os estudos culturais e a economia política da comunicação a partir da obra de Stuart Hall
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v10i3p173-186Palavras-chave:
Stuart Hall, estudos culturais, economia política da comunicação, ideologia, materialismo históricoResumo
O presente artigo reflete sobre as aproximações e tensões entre os estudos culturais e a economia política da comunicação, tomando como ponto de contato a obra de Stuart Hall. A partir das reflexões que o autor propõe sobre o tema da ideologia e as relações entre economia e cultura, argumenta-se que a compreensão dos fenômenos sociais não pode prescindir de uma abordagem que articule os diferentes campos, a fim de alcançar a totalidade social. Em suas análises sobre cultura, ideologia e identidade, Hall serve-se da perspectiva concreta do materialismo histórico sem se limitar ao determinismo econômico, sobretudo por meio de uma postura de renovação teórica que ajuda a superar as dissidências entre os dois campos.
Downloads
Referências
GARNHAM, N. Contribution to a political economy of mass communication. Media, Culture and Society, Thousand Oaks, v. I, n. 2, p. 123-146, abr. 1979.
GRAMSCI, A. Cadernos do cárcere: Maquiavel. Notas sobre o Estado e a política. Tradução de Luiz Sérgio Henriques, Marco Aurélio Nogueira e Carlos Nelson Coutinho. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007.
HALL, S. Cultural studies and the centre: some problematics and problems. In: HALL, S. et al. Culture, media, language: working papers in cultural studies, 1972-79. Londres: Hutchinson, 1980. p. 15-47
______. Minimal selves. In: APPIGNANESI, L. (Ed.). The real me: post-modernism and the question of identity. Londres: Institute of Contemporary Arts, 1987.
______. A centralidade da cultura: notas sobre as revoluções culturais do nosso tempo. Tradução e revisão de Ricardo Uebel, Maria Isabel Bujes e Marisa Vorraber Costa. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 22, n. 2, p. 15-46, jul./dez. 1997.
______. Quem precisa da identidade? In: SILVA, T. T. (Org. e Trad.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 2000. p. 103-133.
______. A relevância de Gramsci para o estudo de raça e etnicidade. In: SOVIK, L. (Org.). Da diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: UFMG, 2003a. p. 294-333.
______. Marx’s notes on method: a “reading” of the “1857 introduction”. Cultural Studies, Londres, v. 17, n. 2, p. 113-149, 2003b.
______. O problema da ideologia: o marxismo sem garantias. In: SOVIK, L. (Org.). Da diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: UFMG, 2003c. p. 265-293.
______. Significação, representação, ideologia: Althusser e os debates pós-estruturalistas. In: SOVIK, L. (Org.). Da diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: UFMG, 2003d. p. 160-198.
______. Epilogue: through the prism of an intellectual life. In: MEEKS, B. (Ed.). Culture, politics, race and diaspora: the thought of Stuart Hall. Kingston, Miami: Ian Randle Publishers; Reino Unido: Lawrence & Wishart, 2007.
HERSCOVICI, A.; BOLAÑO, C.; MASTRINI, G. Economia política da comunicação e da cultura: uma apresentação. In: LOPES, M. I. V. de; FRAU-MEIGS, D.; SANTOS, M. S. T. dos. (Orgs.). Comunicação e informação: identidades e fronteiras. São Paulo: Intercom; Recife: Bagaço, 2000. p. 87-103.
MARX, K. O 18 de Brumário de Luís Bonaparte. In: ______. Manuscritos econômico-filosóficos e outros textos escolhidos. Tradução de Leandro Konder. Seleção de José Arthur Giannotti. São Paulo: Abril Cultural, 1974. p. 329-410.
MATTELART, A. Estudiar comportamientos, consumos, hábitos y prácticas culturales. In:
ALBORNOZ, L. Poder, medios, cultura: una mirada crítica desde la economía política de la comunicación. Buenos Aires: Paidós, 2011. p. 157-176.
MATTELART, A.; NEVEU, E. Introdução aos estudos culturais. Tradução de Marcos Marcionilo. São Paulo: Parábola , 2004.
MIÈGE, B. The cultural commodity. Media, Culture and Society, Thousand Oaks, v. I, n. 3, p. 297-311, abr. 1979.
MOSCO, V. The political economy of communication: rethinking and renewal. Londres: Sage, 1996.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-SA 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista para fins não comerciais.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.