Sobre pontes e abismos
aproximações e conflitos entre os estudos culturais e a economia política da comunicação a partir da obra de Stuart Hall
DOI :
https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v10i3p173-186Mots-clés :
Stuart Hall, estudos culturais, economia política da comunicação, ideologia, materialismo históricoRésumé
O presente artigo reflete sobre as aproximações e tensões entre os estudos culturais e a economia política da comunicação, tomando como ponto de contato a obra de Stuart Hall. A partir das reflexões que o autor propõe sobre o tema da ideologia e as relações entre economia e cultura, argumenta-se que a compreensão dos fenômenos sociais não pode prescindir de uma abordagem que articule os diferentes campos, a fim de alcançar a totalidade social. Em suas análises sobre cultura, ideologia e identidade, Hall serve-se da perspectiva concreta do materialismo histórico sem se limitar ao determinismo econômico, sobretudo por meio de uma postura de renovação teórica que ajuda a superar as dissidências entre os dois campos.
##plugins.themes.default.displayStats.downloads##
Références
GARNHAM, N. Contribution to a political economy of mass communication. Media, Culture and Society, Thousand Oaks, v. I, n. 2, p. 123-146, abr. 1979.
GRAMSCI, A. Cadernos do cárcere: Maquiavel. Notas sobre o Estado e a política. Tradução de Luiz Sérgio Henriques, Marco Aurélio Nogueira e Carlos Nelson Coutinho. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007.
HALL, S. Cultural studies and the centre: some problematics and problems. In: HALL, S. et al. Culture, media, language: working papers in cultural studies, 1972-79. Londres: Hutchinson, 1980. p. 15-47
______. Minimal selves. In: APPIGNANESI, L. (Ed.). The real me: post-modernism and the question of identity. Londres: Institute of Contemporary Arts, 1987.
______. A centralidade da cultura: notas sobre as revoluções culturais do nosso tempo. Tradução e revisão de Ricardo Uebel, Maria Isabel Bujes e Marisa Vorraber Costa. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 22, n. 2, p. 15-46, jul./dez. 1997.
______. Quem precisa da identidade? In: SILVA, T. T. (Org. e Trad.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 2000. p. 103-133.
______. A relevância de Gramsci para o estudo de raça e etnicidade. In: SOVIK, L. (Org.). Da diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: UFMG, 2003a. p. 294-333.
______. Marx’s notes on method: a “reading” of the “1857 introduction”. Cultural Studies, Londres, v. 17, n. 2, p. 113-149, 2003b.
______. O problema da ideologia: o marxismo sem garantias. In: SOVIK, L. (Org.). Da diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: UFMG, 2003c. p. 265-293.
______. Significação, representação, ideologia: Althusser e os debates pós-estruturalistas. In: SOVIK, L. (Org.). Da diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: UFMG, 2003d. p. 160-198.
______. Epilogue: through the prism of an intellectual life. In: MEEKS, B. (Ed.). Culture, politics, race and diaspora: the thought of Stuart Hall. Kingston, Miami: Ian Randle Publishers; Reino Unido: Lawrence & Wishart, 2007.
HERSCOVICI, A.; BOLAÑO, C.; MASTRINI, G. Economia política da comunicação e da cultura: uma apresentação. In: LOPES, M. I. V. de; FRAU-MEIGS, D.; SANTOS, M. S. T. dos. (Orgs.). Comunicação e informação: identidades e fronteiras. São Paulo: Intercom; Recife: Bagaço, 2000. p. 87-103.
MARX, K. O 18 de Brumário de Luís Bonaparte. In: ______. Manuscritos econômico-filosóficos e outros textos escolhidos. Tradução de Leandro Konder. Seleção de José Arthur Giannotti. São Paulo: Abril Cultural, 1974. p. 329-410.
MATTELART, A. Estudiar comportamientos, consumos, hábitos y prácticas culturales. In:
ALBORNOZ, L. Poder, medios, cultura: una mirada crítica desde la economía política de la comunicación. Buenos Aires: Paidós, 2011. p. 157-176.
MATTELART, A.; NEVEU, E. Introdução aos estudos culturais. Tradução de Marcos Marcionilo. São Paulo: Parábola , 2004.
MIÈGE, B. The cultural commodity. Media, Culture and Society, Thousand Oaks, v. I, n. 3, p. 297-311, abr. 1979.
MOSCO, V. The political economy of communication: rethinking and renewal. Londres: Sage, 1996.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
Les auteurs qui publient dans ce journal acceptent les termes suivants:
- Les auteurs conservent le droit d'auteur et accordent à la revue le droit de première publication, le travail étant concédé simultanément sous la licence Creative Commons Attribution (CC BY-NC-SA 4.0) qui permet le partage de l'œuvre avec reconnaissance de la paternité et de la publication initiale dans cette revue à des fins non commerciales.
- Les auteurs sont autorisés à assumer des contrats supplémentaires séparément, pour une distribution non exclusive de la version de l'ouvrage publiée dans cette revue (par exemple, publication dans un référentiel institutionnel ou en tant que chapitre de livre), avec reconnaissance de la paternité et de la publication initiale dans cette revue.