Mídia e representação do cinismo no drama político
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v11i2p79-91Palavras-chave:
Cinismo, vida cotidiana, ação política, metrópole, mídiaResumo
Esse ensaio propõe uma investigação sobre as formas do cinismo contemporâneo, conjugando a interpretação do drama político com reflexões da sociologia da vida cotidiana, com particular referência a Simmel, Goffman e De Certeau. Numa perspectiva histórica ampliada da metropóle do século XXI aos meios de comunicação do século XX, propõe uma reconstrução da ação política e de determinado momento de seu imaginário. Um momento que será estudado a partir de suas relação com o dinheiro, com a aceleração do tempo e com a superestimulação sensocial, que instituem uma nova imagem das relações sociais. O cinismo parece ser, nas condições criadas pela metrópole e pela mídia, a forma cultural mais adequada para a gestão e organização dos eventos diários na esfera política.
Downloads
Referências
ARENDT, H. Le origini del totalitarismo. Tradução: Guadagnin A. Milano: Comunità, 1999.
BENJAMIN, W. I passages di Parigi. Torino: Einaudi, 2002.
DE CERTEAU, M. L’invenzione del quotidiano. Tradução: M. Baccianini. Roma: Lavoro, 2001.
GOFFMAN, E. La vita quotidiana come rappresentazione. Tradução: M. Ciacci. Bologna: Il Mulino, 1959.
______. Frame analysis. Roma: Armando, 2001.
HOGGART, R. The uses of literacy: aspects of working-class life. Harmondsworth: Penguin, 1957.
MAFFESOLI, M. L’istante eterno: ritorno del tragico nel postmoderno. Roma: Luca Sossella, 2003.
______. La trasfiurazione del politico: l’effervescenza dell’immaginario postmoderno Milano: Bevivino, 2009.
MEYROWITZ, J. Oltre il senso del luogo: l’impatto dei media elettronici sul comportamento sociale. 4. ed. Tradução: N. Gabi. Bologna: Baskerville, 1995.
MORETTI, F. Il romanzo di formazione. Torino: Einaudi, 2007.
SIMMEL, G. Filosofia del denaro. Torino: UTET, 1984.
______. La metropoli e la vita dello spirito. Roma: Armando, 2005.
SLOTERDIJK, P. Critica della ragion cinica. Roma: Raffaello Cortina, 2013
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-SA 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista para fins não comerciais.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.