Crônica de um verão
cinema como experiência sociológica
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v12i3p237-255Palavras-chave:
Sociologia do presente, Cinema, Edgar MorinResumo
Este artigo propõe discutir a atualidade do método desenvolvido pelo pensador francês Edgar Morin (1921-) na década de 1960, denominado por ele de sociologia do presente. Nossa hipótese é que a sociologia do presente é uma via de abordagem multidimensional da realidade, adequada para analisar fenômenos sociais cada vez mais complexos. Tomamos como referências dois cenários específicos trabalhados pelo autor nas obras Commune en France: la métamorphose de Plozévet (1967) e Crônica de um verão (1961). A partir daí concluímos que as noções centrais de crise e acontecimento, destacadas pelo autor, tornam-se cada dia mais operativas e reflexivas, assim como o método de observação fenomenográfica, entrevista e intervenção.
Downloads
Referências
ALMEIDA, M. C. Ciências da complexidade e educação: razão apaixonada e politização do pensamento. Natal: EDUFRN, 2012.
ALMEIDA, M. C. Método complexo e desafios da pesquisa. In: ALMEIDA, M. C.; CARVALHO, E. A. Cultura e pensamento complexo. Porto Alegre: Sulina, 2012. p. 97-111.
ALMEIDA, M. C.; CARVALHO, E. A. Cultura e pensamento complexo. Porto Alegre: Sulina, 2012.
CASANOVA, P. G. As novas ciências e as humanidades: da academia à política. Tradução de Mouzar Benedito. São Paulo: Boitempo, 2006.
CRÔNICA de um verão. Direção: Edgar Morin e Jean Rouch. Produção: Anatole Dauman. Roteiro: Jean Rouch. Música: Pierre Barbaud. Rio de Janeiro: Coleção Videofilmes, 2008. 1 DVD (85 min). P&B.
FRANÇA, F. T. Desdobramentos da sociologia do presente de Edgar Morin. In: CONGRESSO INTERNACIONAL NUEVOS HORIZONTES DE IBEROAMÉRICA, 3., 2017, Mendoza. Anais… Mendoza (Argentina): CILHA, nov. 2017. v. 1, p. 325-326.
FRANÇA, V. O acontecimento e a mídia. Galáxia, São Paulo, n. 24, p. 10-21, dez. 2012. Disponível em: <https://bit.ly/2D8BZlL>. Acesso em: 10 ago. 2018.
MARCONDES FILHO, C. O rosto e a máquina: o fenômeno da comunicação visto pelos ângulos humanos, medial e tecnológico: nova teoria da comu¬nicação. São Paulo: Paulus, 2013. v. 1.
MORIN, E. Commune en France: la métamorphose de Plozévet. Paris: Fayard, 1967.
MORIN, E. La rumeur d’Orléans. Paris: Le Seuil, 1969.
MORIN, E. O cinema ou o homem imaginário: ensaio de antropologia. Tradução de António Pedro-Vasconcelos. Lisboa: Moraes, 1970.
MORIN, E. O homem e a morte. Lisboa: Publicações Europa-América, 1988.
MORIN, E. As estrelas: mito e sedução no cinema. Tradução de Luciano Trigo. 3. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1989.
MORIN, E. Sociologie. Paris: Fayard, 1994.
MORIN, E. Sociologia. Tradução de Maria Gabriela de Bragança e Maria da Conceição Coelho. Lisboa: Publicações Europa-América, 1998.
MORIN, E. Cultura de massas no século XX: necrose. Tradução de Agenor Soares Santos. Rio de Janeiro: Forense, 2006. v. 2.
MORIN, E. O ano zero da Alemanha. Tradução de Edgard de Assis Carvalho e Mariza Perassi Bosco. Porto Alegre: Sulina, 2009.
MORIN, E. Meu caminho. Tradução de Edgard de Assis Carvalho e Mariza Perassi Bosco. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2010.
MORIN, E. O método 4: as ideias – habitat, vida, costumes, organização. Tradução de Juremir Machado da Silva. 6. ed. Porto Alegre: Sulina, 2011a.
MORIN, E. O método 6: ética. Tradução de Juremir Machado da Silva. 4. ed. Porto Alegre: Sulina, 2011b.
MORIN, E. Cultura de massas no século XX: neurose. 10. ed. Tradução de Maura Ribeiro Sardinha. Rio de Janeiro: Forense, 2011c. v. 1.
MORIN, E. O método 3: o conhecimento do conhecimento. Tradução de Juremir Machado da Silva. 6. ed. Porto Alegre: Sulina, 2012a.
MORIN, E. O método 5: a humanidade da humanidade. Tradução de Juremir Machado da Silva. 5. ed. Porto Alegre: Sulina, 2012b.
MORIN, E. O método 1: a natureza da natureza. Tradução de Ilana Heineberg. 3. ed. Porto Alegre: Sulina, 2013.
MORIN, E. Ciência com consciência. Ed. rev. e modificada pelo autor. 16. ed. Tradução de Maria D. Alexandre e Maria Alice Araripe de Sampaio Doria. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2014a.
MORIN, E. Au rythme du Monde: un demi-siècle d’articles dans Le Monde. Paris: Presses du Châtelet, 2014b.
MORIN, E. O método 2: a vida da vida. Tradução de Marina Lobo, Simone Ceré e Tânia do Vale Tschiedel. 5. ed. Porto Alegre: Sulina, 2015a.
MORIN, E. L’aventure de la méthode. Paris: Éditions du Seuil, 2015b.
MORIN, E.; LEFORT, C.; CASTORIADIS, C. Mai 68: la brèche: suivi de vingt ans après. Paris: Fayard, 1968.
PAILLARD, B. A sociologia do presente. In: PENA-VEGA, A; LAPIERRE, N. (Orgs.). Edgar Morin em foco. Supervisão da tradução: Edgard de Assis Carvalho. São Paulo: Cortez, 2008. p. 16-69.
PRIGOGINE, I. Carta para as futuras gerações. In: ALMEIDA, M. C.; CARVALHO, E. A. Ilya Prigogine: ciência, razão e paixão. 2. ed. rev. e ampl. São Paulo: Livraria da Física, 2009. p. 11-19.
RIBEIRO, J. S. Crônica do cotidiano juvenil urbano em Chronique d’um Été. Revista Mídia e Cotidiano: revista do Programa de Pós-graduação em Mídia e Cotidiano, Niterói, v. 6., n. 6, p. 105-130, 2015. DOI: https://doi.org/10.22409/ppgmc.v6i6.9741
SATT, M. H. C. A dramaturgia do imaginário e da fabulação. Iluminuras, Porto Alegre, v. 9, n. 21, p. 1-15, 2008. DOI: https://doi.org/10.22456/1984-1191.9299
WALLERSTEIN, I. Para abrir as ciências sociais: relatório da comissão Gulbenkian sobre a reestruturação das Ciências Sociais. Mem Martins: Publicações Europa-América, 1996.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-SA 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista para fins não comerciais.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.