Títulos originais e licenciados com exclusividade no catálogo brasileiro da Netflix: um mapeamento dos países produtores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v14i1p125-149

Palavras-chave:

Netflix, streaming, dependência cultural, América Latina

Resumo

O objetivo do trabalho é mapear os países produtores de títulos originais e exclusivos do catálogo brasileiro da Netflix e verificar qual a participação da América Latina nesta constituição. Os resultados apontam para o investimento da Netflix na diversificação dos países produtores, apesar de ainda não ser suficiente para conter uma tendência à manutenção da dependência cultural da América Latina em relação ao avanço de conteúdos dos Estados Unidos. O caráter transnacional adotado pela Netflix levanta discussões sobre um desenvolvimento dependente-associado, em que produções da América Latina ganham espaço no fluxo global de televisão, mas submetidas a um mecanismo que beneficia também grandes companhias de mídia estadunidenses.

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Biografia do Autor

  • Tomaz Affonso Penner, Universidade de São Paulo

    Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Universidade de São Paulo.

  • Joseph Straubhaar, The University of Texas at Austin

    Professor Centenário Amon G. Carter de Comunicações no Departamento de Rádio, TV e Cinema da University of Texas at Austin.

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Publicado

2020-05-07

Edição

Seção

Em Pauta/Agenda

Como Citar

Penner, T. A., & Straubhaar, J. (2020). Títulos originais e licenciados com exclusividade no catálogo brasileiro da Netflix: um mapeamento dos países produtores. MATRIZes, 14(1), 125-149. https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v14i1p125-149