Igreja eletrônica, religiosidade midiática, religiosidade midiatizada: conceitos para pensar as relações entre mídia e religião
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v15i1p275-298Palavras-chave:
Igreja eletrônica, Midiatização da religião, Mídia e religião, Religiosidade midiática, Religiosidade midiatizadaResumo
O crescente número de pesquisas sobre mídia e religião tem favorecido a emergência de um conjunto diverso de olhares sobre o fenômeno, o que se reflete em diferentes metodologias, teorias e conceitos. Este artigo objetiva discutir conceitos recorrentes em trabalhos de pesquisadores desta área, sobretudo no Brasil, e indicar de que modo nos ajudam a entender aspectos dessa problemática, bem como possíveis limitações. Assim, por meio de revisão bibliográfica, reflete-se sobre a produtividade de conceitos gerais como igreja eletrônica, religiosidade midiática, religiosidade midiatizada para pensar as transformações da religião na contemporaneidade nas suas interconexões com a mídia.
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