Comunicação e cultura transnacionalizadas: contribuições de Armand e Tristan Mattelart às geografias da comunicação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v14i3p175-195

Palavras-chave:

Comunicação internacional, Indústrias culturais, Sistemas de informação

Resumo

 Este artigo procura evidenciar, por meio de análise bibliográfica comparativa, como as trajetórias intelectuais de Armand Mattelart e Tristan Mattelart – pai e filho – se entrecruzam, dialogam e se diferenciam em torno de referenciais geo-históricos e geoculturais dos fenômenos, sistemas, redes e políticas de comunicação e informação que investigam. A partir dessa perspectiva espacial, foi possível identificar que esses dois autores elegem escalas geográficas diferentes como ponto de partida para a abordagem dos objetos de estudo que privilegiam ao longo dos seus respectivos percursos acadêmicos. Entretanto, ambos se encontram no caráter transnacional e transfronteira dos fenômenos comunicacionais e culturais que observam.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Sonia Aguiar, Universidade Federal de Sergipe

    Professora do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal de Sergipe (PPGCOM-UFS).

Referências

Adams, P. (2009). Geographies of media and communication. Wiley-Blackwell.

Aguiar, S. (2013). Geografias da comunicação contemporânea: Um mapa teórico e empírico do campo. Contemporânea, 21(1), 31-47. https://bit.ly/2L10PK2

Aguiar, S. (2019, 2-7 de setembro). Geografias da comunicação como campo de estudos: Um balanço inicial dos primeiros dez anos no Brasil [Artigo apresentado]. 42º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Belém, PA, Brasil. https://bit.ly/3gl8pe4

Araújo, C. A. A. (2009). Teoria crítica da informação no Brasil: A contribuição de Armand Mattelart. RECIIS, 3(3), 112-119. https://bit.ly/39IYNZk

Assis, E. (2017, 25 de setembro). Para ler os Donalds. Blog da Companhia. https://bit.ly/3qbdEla

Bigo, D., & Mattelart, A. (2009). “La espirale”. Entretien. Cultures & Conflicts, 74. https://bit.ly/3mJdvU6

Burgess, J. A., & Gold, J. R. (Eds.). (1985). Geography, the media and popular culture. Croom Helm.

Cañedo, A. (2015). Mattelart, Armand. “Por una mirada-mundo. Conversaciones con Michel Sénécal”. CIC: Cuadernos de Información y Comunicación, 20, 196-197. https://bit.ly/2VLZTvo

Carvalho, I. C. M. (2002). A invenção ecológica: Narrativas e trajetórias da educação ambiental no Brasil. UFRGS Editora.

Constantinou, C. M., (2008). Communications/excommunications: an interview with Armand Mattelart. Review of International Studies, 34(S1), 21-42. https://doi.org/10.1017/S0260210508007766

Craine, J. (2014). Media Geography. In B. Warf (Ed.), Oxford Bibliographies in Geography. Oxford. https://doi.org/10.1093/obo/9780199874002-0101

Duret, C. (1996). Le cheval de Troie audiovisuel. Le rideau de fer à l’épreuve des radios et télévisions transfrontières (Tristan Mattelart). Réseaux, (76), 176-178. https://bit.ly/2IhFdYS

Espinoza, M. (2017, 13 de setembro). Documental ‘La Espiral’ de Mattelart: El rol de los medios en el golpe de Estado en Chile. La Hayne. https://bit.ly/2VPdbY6

Falkheimer, J., & Jansson, A. (2006). Geographies of communication: The spatial turn in media studies. Nordicom.

Filosofia en Español (s.d.). Armand Mattletart. In Averiguador de la filosofía en español. Recuperado em 6 de dezembro, 2020, de https://bit.ly/36OGosr

Hillis, K. (1998). On the margins: The invisibility of communications in geography. Progress in Human Geography, 22(4), 543-466. https://doi.org/10.1191/030913298669028680

Infoamerica. (s.d.) Armand Mattelart: perfil biográfico y académico. Recuperado em 6 de dezembro, 2020, de https://bit.ly/3a3eIlJ

Koch, O., & Mattelart, T. (2016). Introduction. In O. Koch & T. Mattelart (Dirs.), Géopolitique des télévisions transnationales d’information (pp. 2-24). Mare & Martin.

Maistre, G. (1971). Pour une géographie des communications de masse. Revue de Géographie Alpine, 59(2), 215-228. https://doi.org/10.3406/rga.1971.1222

Maldonado, E. (1999). Teorias críticas da comunicação: O pensamento de Armand. Intexto, 2(6), 1-23. https://bit.ly/3oqjCNl

Mattelart, A. (s.d.). Multinacionais e sistemas de comunicação: Os aparelhos ideológicos do imperialismo. Ciências Humanas. (Obra original publicada em 1976)

Mattelart, A. (1994a). A comunicação-mundo: História das ideias e das estratégias. Vozes. (Obra original publicada em 1991)

Mattelart, A. (1994b). A invenção da comunicação. Instituto Piaget.

Mattelart, A. (2002). História da utopia planetária: Da cidade profética à sociedade global. Sulina.

Mattelart, A. (2014). Por una mirada-mundo: Conversaciones con Michel Sénécal. Editorial Gedisa.

Mattelart, A. (2017, 13 de setembro). Notas al margen de una aventura cinematográfica: La espiral vuelve a casa. La Hayne. https://bit.ly/2JVzBnF (Obra original publicada em 2008)

Mattelart, A., & Dorfman, A. (1980). Para ler o Pato Donald: Comunicação de massa e colonialismo (2a ed.). Paz e Terra. (Obra original publicada em 1971)

Mattelart, A., & Mattelart, M. (1999). História das teorias da comunicação. Loyola. (Obra original publicada em 1995)

Mattelart, A., & Mattelart, M. (2004). Pensar as mídias. Loyola. (Obra original publicada em 1986)

Mattelart, T. (1994). Pre-1989 east-west video: Entertainment without borders. Réseaux. The French Journal of Communication, 2(2), 267-280. https://doi.org/10.3406/reso.1994.3282

Mattelart, T. (1995). Le cheval de Troie audiovisuel, le rideau de fer à l’épreuve des radios et télévisions transfrontières. Presses Universitaires de Grenoble

Mattelart, T. (1999). Transboundary flows of western entertainment across the Iron Curtain. The Journal of International Communication, 6(2), 106-121. https://doi.org/10.1080/13216597.1999.9751892

Mattelart, T. (2009a). Les diasporas à l’heure des technologies de l’information et de la communication: Petit état des savoirs. tic&société, 3(1-2), 10-57. https://doi.org/10.4000/ticetsociete.600

Mattelart, T. (2009b). Audio-visual piracy: Towards a study of the underground networks of cultural globalization. Global Media and Communication, 5(3), 308-326. https://doi.org/10.1177/1742766509346611

Mattelart, T. (2012). Audiovisual piracy, informal economy, and cultural globalization, International Journal of Communication, 6, 735-750. https://bit.ly/39Kaor3

Mattelart, T. (2014). Médias et migrations dans l’espace euro-méditerranéen. Mare et Martin.

Mattelart, T. (2016). The changing geographies of pirate transnational audiovisual flows. International Journal of Communication, 10, 3503-3521. https://bit.ly/3lMtcs4

Mattelart, T. (2019a). Introduction. European Journal of Communication, 34(6), 577-581. https://doi.org/10.1177/0267323119886137

Mattelart, T. (2019b). Media, communication technologies and forced migration: Promises and pitfalls of an emerging research field. European Journal of Communication, 34(6), 582-593. https://doi.org/10.1177/0267323119886146

Thussu, D. K. (2007). Media on the move: Global flow and contra-flow. Routledge.

Zarowsky, M. (2012). Armand Mattelart: Un itinerário intelectual entre America Latina y Europa. A Contracorriente, 9(2), 221-247. https://bit.ly/3mzxUe9

Publicado

2020-12-31

Como Citar

Aguiar, S. (2020). Comunicação e cultura transnacionalizadas: contribuições de Armand e Tristan Mattelart às geografias da comunicação. MATRIZes, 14(3), 175-195. https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v14i3p175-195