A comunicação e as teorias narrativas
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v17i1p291-296Palavras-chave:
Narrativa, Comunicação, Dicionário, NarratologiaResumo
Trata-se de uma resenha do livro Diccionario de Teorías Narrativas 2: narratología, cine, videojuegos, medios, editado e organizado pelo espanhol Lorenzo Vilches Manterola, Professor Catedrático e Emérito da Universidad Autónoma de Barcelona (UAB), lançado em 2021 em formato impresso e ebook pela editora Caligrama, em língua espanhola. A obra, organizada em forma de dicionário, conta com aproximadamente 450 entradas (verbertes) que trazem à luz não apenas conceitos fundamentais, a respeito das Teorias Narrativas contemporâneas, mas também aplicações e metodologias que colocam em relação a narratologia, a mídia e a Comunicação.
Downloads
Referências
Andreoni, R., & Scroferneker, C. M. A. (2019). Comunicação e memória organizacional: para além da produção de narrativas representacionais. Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación, 18(32), 166-176.
Barthes, R. (1966). Introduction à l’analyse structurale des récits, Communication, 8, 7-33.
Benjamin, W. (1994). Obras escolhidas: v. 1. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Brasiliense.
Brandão, V. C. (2016). Quando o livro se torna publicidade: a narrativa na mediação entre poética e retórica do consumo [Apresentação de trabalho]. Congresso Internacional de Comunicação e Consumo, São Paulo, São Paulo, Brasil.
Bruner, J. (1991). The narrative construction of reality. Critical inquiry, 18(1), 1-21. https://doi.org/10.1086/448619
Calatrava, J. R. V. (2004). Diccionario de teoría de la narrativa. Alhulia.
Carrascoza, J. A. (2014). Estratégias criativas da publicidade: consumo e narrativa publicitária. Estação das Letras e Cores.
Covaleski, R. L. (2012). O processo de hibridização da narrativa publicitária. Revista Comunicación, 1, 52-62.
Fisher, W. R. (1984). Narration as a human communication paradigm: The case of public moral argument. Communications Monographs, 51(1), 1-22. https://doi.org/10.1080/03637758409390180
Herman, D. (1997). Scripts, Sequences, and Stories: Elements of a Postclassical Narratology. PMLA, 112(5), 1046-59. https://doi.org/10.2307/463482
Herman, D., Jahn, M., & Ryan, M-L. (Eds.). (2005). Routledge Encyclopedia of Narrative Theory. Routledge.
Nassar, P. (2016). Novas Narrativas e memória: olhares epistemológicos. In M. M. K. Kunsch (Org.), Comunicação Organizacional Estratégica: aportes conceituais e aplicados (pp.77-100). Summus.
Maia, M., & Martinez, M. (2018). Narrativas midiáticas contemporâneas: perspectivas metodológicas. Catarse.
Maia, M., & Passos, M. Y (2020). Narrativas midiáticas contemporâneas: epistemologias dissidentes. Catarse.
Martinez, M., & Iuama, T. R. (2016). Primeiras reflexões sobre a pesquisa em narrativas midiáticas no Brasil [Apresentação de trabalho]. 14º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo, Palhoça, SC.
Prince, G. (1987). A dictionary of narratology. University of Nebraska Press.
Prince, G. (2008). Classical and/or Postclassical Narratology. L'Esprit Créateur, 48(2), 115-123. https://doi.org/10.1353/esp.0.0005
Reis, C. (2018). Dicionário de estudos narrativos. Almedina.
Reis, C., & Lopes, A. C. M. (2000). Dicionário de narratologia. Almedina.
Santos, L. C. & D’Almeida, N. (2012). A abordagem narrativa nos estudos de comunicação organizacional [Apresentação de trabalho]. Latin American Conference – UC/ICA, Santiago, Chile.
Soster, D. A., & Piccinin, F. (2017). Narrativas midiáticas contemporâneas: Perspectivas epistemológicas. Catarse.
Soster, D. A., & Piccinin, F. (2019). Narrativas midiáticas contemporâneas: Sujeitos, corpos e lugares. Catarse.
Zozzoli, J-C. J. (2012). De contar histórias em campanhas publicitárias ao storytelling aplicado à marca no quadro da comunicação complexa [Apresentação de trabalho]. 35º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Fortaleza, Ceará, Brasil.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Larissa Conceição dos Santos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-SA 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista para fins não comerciais.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.