Publicidade contemporânea e semiótica peirceana: uma proposta metodológica

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DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v18i1p145-170

Palabras clave:

publicidade, semiótica, Peirce, análise semiótica, linguagem publicitária

Resumen

Este artigo pretende apresentar a contribuição da semiótica de Charles Sanders Peirce para um entendimento mais amplo e menos superficial da publicidade atual, compreendendo-a como uma modalidade de linguagem que permeia ininterruptamente a vida e o mundo. Entendemos que o legado teórico-metodológico de Peirce cresce em relevância para refletir as transformações por que passa a comunicação publicitária na contemporaneidade, tanto no seu plano expressivo, quanto nas suas lógicas mais profundas. Para isso, propomos uma metodologia de análise semiótica publicitária que vai além de esmiuçar elementos constituintes de uma peça específica, incorporando a referencialidade cada vez mais expandida da publicidade e sua surpreendente potência de geração de sentido.

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Biografía del autor/a

  • Bruno Pompeu, Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes

    Professor e coordenador do curso de Publicidade e Propaganda da ECA-USP. É doutor e mestre em Ciências da Comunicação pelo PPGCOM ECA-USP. Membro do Grupo de Estudos Semióticos em Comunicação, Cultura e Consumo (GESC3). 

  • Silvio Koiti Sato, Escola Superior de Propaganda e Marketing

    Doutor e Mestre em Ciências da Comunicação (ECA-USP). Professor da ESPM-SP (graduação) e da ECA-USP (especialização). Especialista em Administração de Empresas (EAESP-FGV). Pesquisador do GESC3 - Grupo de Estudos Semióticos em Comunicação, Cultura e Consumo. Sócio-fundador da Casa Semio.

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Publicado

2024-04-30

Número

Sección

Em Pauta/Agenda

Cómo citar

Pompeu, B., & Sato, S. K. (2024). Publicidade contemporânea e semiótica peirceana: uma proposta metodológica. MATRIZes, 18(1), 145-170. https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v18i1p145-170