Negritude LGBTQIAPN+ na publicidade: esse arco-íris tem todas as cores?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v19i1p127-150

Palavras-chave:

Publicidade, Interseccionalidade, Semiótica, LGBTQIAPN+, Representação

Resumo

Este trabalho discute as representações da negritude LGBTQIAPN+ na comunicação de marcas brasileiras entre 2018 e 2020. Foram selecionados conteúdos veiculados de 10 marcas em suas contas oficiais no Instagram e anúncios veiculados na revista Veja, e analisados a partir da combinação entre interseccionalidade e semiótica. Os resultados apontam que, apesar da baixa representatividade, nota-se o rompimento com estereótipos negativos e uma prevalência de representações negras LGBTQIAPN+ por meio de celebridades. Concluímos que romper barreiras de invisibilidade ainda é um desafio para a população negra, sobretudo quando atravessa por interseccionalidades LGBTQIAPN+.

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Biografia do Autor

  • Pablo Moreno Fernandes, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

    Professor Permanente do Programa de Pós-graduação em Comunicação Social da PUC Minas. Doutor em Ciências da Comunicação pela ECA-USP. Membro do Grupo de Pesquisa em Comunicação Raça e Gênero (Coragem) e do Grupo de Estudos Semióticos em Comunicação, Cultura e Consumo (GESC3).

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Publicado

2025-06-17

Edição

Seção

Em Pauta/Agenda

Como Citar

Fernandes, P. M. (2025). Negritude LGBTQIAPN+ na publicidade: esse arco-íris tem todas as cores?. MATRIZes, 19(1), 127-150. https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v19i1p127-150