Negritude LGBTQIAPN+ na publicidade: esse arco-íris tem todas as cores?
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v19i1p127-150Palavras-chave:
Publicidade, Interseccionalidade, Semiótica, LGBTQIAPN+, RepresentaçãoResumo
Este trabalho discute as representações da negritude LGBTQIAPN+ na comunicação de marcas brasileiras entre 2018 e 2020. Foram selecionados conteúdos veiculados de 10 marcas em suas contas oficiais no Instagram e anúncios veiculados na revista Veja, e analisados a partir da combinação entre interseccionalidade e semiótica. Os resultados apontam que, apesar da baixa representatividade, nota-se o rompimento com estereótipos negativos e uma prevalência de representações negras LGBTQIAPN+ por meio de celebridades. Concluímos que romper barreiras de invisibilidade ainda é um desafio para a população negra, sobretudo quando atravessa por interseccionalidades LGBTQIAPN+.
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