Ontologia das vidas pretas em ensaio audiovisual
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v19i1p79-101Palabras clave:
Arthur Jafa, diáspora, direitos civis, filme-ensaio, ontologia, pretitudeResumen
O ensaio discute o conceito da ontologia da pretitude de Arthur Jafa em seu ensaio cinematográfico Dreams are Colder than Death, em uma perspectiva dialógica com diferentes estudiosos estadunidenses. Tomando como objeto de estudo o contexto das diásporas afro-atlânticas, o ensaio considera a emergência da civilização transatlântica como acontecimento central da ontologia da pretitude. Submetidos à abordagem da metalinguagem crítica, os relatos selecionados foram analisados como documentos vivos da ideia de ontologia da pretitude de Jafa. Ao concluir, infere-se que a dificuldade em reconhecer a inserção da morte na vida é o obstáculo para aceitar a existência de vidas negras e amá-las, compartilhando direitos civis comuns.
Descargas
Referencias
Anyanwu, O; Johnes, A.; Jörg, C.; Mader, A. & Jafa, A. (2013). Dreams are colder than death. TNEG.
Bakhtin, M. M. (2013). Problemas da poética de Dostoiévski. Forense Universitária.
Benjamin, W. (2009). Passagens. Editora UFMG; Imprensa Oficial do Estado de São Paulo.
Bento, C. (2022). O pacto da branquitude. Companhia das Letras, 2022.
Douglass, F. (2021). Narrativa da vida de Frederick Douglas. Companhia das Letras.
Fanon, F. (2008). Pele negra, máscaras brancas. Editora da EDUFBA.
Ferreira, L. F. (2006). “Negritude”, “Negridade”, “Negrícia”: História e sentidos de três conceitos viajantes. Via Atlântica, 7(1), 163–184. https://doi.org/10.11606/va.v0i9.50048
Harris, C. I. (1993). Whiteness as Property. Harvard Law Review, 108(8), 1707–1793. https://harvardlawreview.org/print/no-volume/whiteness-as-property/
Lotman, Y. M. (1990). Universe of the mind: A semiotic theory of culture. Indiana University Press.
Lotman, Y. M. (1998). Sobre el metalenguaje de las descripciones tipológicas de la cultura: La Semiosfera: Semiótica de la cultura, del texto, de la conducta y del espacio. Cátedra.
Martín-Barbero, J. (2003). Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. Editora da UFRJ.
Martins, L. M. (2021). Afrografias da memória: O reinado do Rosário no Jatobá. Perspectiva.
Maturana, U. (2001). Cognição, ciência e vida cotidiana. Editora UFMG.
Mbembe, A. (2018). Necropolítica: Biopoder, soberania, estado de exceção, política da morte. N-1.
Mbembe, A. (2022a). Brutalisme. La Découverte.
Mbembe, A. (2022b). Brutalismo. Paidós.
Mora, J. F. (1993). Dicionário de filosofia. Martins Fontes.
Moten, F. (2008). The case of Blackness. Criticism, 50(2), 177–218. https://www.jstor.org/stable/23128740
Nwankwo, I. K. (2015). Black Cosmopolitanism: Racial consciousness and transnational identity in the Nineteenth-Century Americas. Journal of Transnational American Studies, 6(1), 3–10. http://www.jstor.org/stable/j.ctt5vkcv5
Raengo, A. (2016). Introduction. Liquid Blackness: Black Ontology and the love of Blackness, 3(6), 8–31.
Ratz, A. (2006). Eu sou Atlântica: Sobre a trajetória de vida de Beatriz Nascimento. Instituto Kuanza; Imprensa Oficial do Estado.
Sharpe, C. (2023). No vestígio: Negridade e existência. Ubu.
Simas, L. A., & Lopes, N. (2020). Filosofias africanas. Civilização Brasileira.
Sobchak, V. (2010). Living a ‘phantom limb’: On the phenomenology of bodily integrity. Body & Society, 16(3), 51–56. https://doi.org/10.1177/1357034X10373407
Sodré, M. (2023a) A ruptura paradigmática da comunicação. MATRIZes, 17(3), 19–27. https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v17i3p19-27
Sodré, M. (2023b). O fascismo da cor: Uma radiografia do racismo nacional. Vozes.
Sodré, M. (2019). O terreiro e a cidade: A forma social negro-brasileira. Mauad X.
Spillers, H. J. (2021). Bebê da mamãe, talvez do papai: Uma gramática estadunidense. In C. Barzach, S. Z. Paterniani, & A. Arias (Eds.), Pensamento negro radical: antologia de ensaios (pp. 29–70). Crocodilo; N-1.
Spillers, H. J. (2003). Black, White, and in color: Essays on American literature and culture. University of Chicago Press.
Vieira, J. A. (2008). Ontologia sistêmica e complexidade. Expressão Científica.
Volosinov, V. M. (1973). Quasi-direct discourse in French, German, and Russian: Marxism and the philosophy of language. Harvard University Press.
von Uexküll, J. (2001). The new concept of Umwelt: A link between science and the humanities. Semiotica, 2001(134), 111–123. https://doi.org/10.1515/semi.2001.018
Warren, C. (2018). Black Care. Liquid Blackness, 3(6), 36–49. https://liquidblackness.com/liquid-blackness-journal-issue-6
Wilderson III, F. (2021). Afropessimismo. Todavia.
Publicado
Número
Sección
Licencia

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
- Los autores mantienen los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho a la primera publicación, con el trabajo licenciado simultáneamente bajo la Creative Commons Attribution License (CC BY-NC-SA 4.0) que permite compartir el trabajo con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista para fines no comerciales.
- Los autores están autorizados a asumir contratos adicionales por separado, para la distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicado en esta revista (por ejemplo: publicación en repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
Cómo citar
Datos de los fondos
-
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Números de la subvención 305012/2020-7



















