Avaliação por pares: pareceres lúcidos e comentários cegos

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v19i2p105-119

Palabras clave:

Pesquisa acadêmica, periódicos científicos, processo de avaliação, retextualização

Resumen

O campo acadêmico exige que os estudiosos realizem, em seus programas de pós-graduação stricto sensu, pesquisas individuais ou coletivas e as apresentem em periódicos oficialmente ativos. Estes, regidos pelos rigores da academia, seguem premissas semelhantes nas avaliações dos artigos submetidos, entre as quais a double-blind peer review. Apoiado na metodologia de retextualização — que possibilita discutir textos de um âmbito (o científico) por meio de textos de outra esfera (a literária, no caso) —, o presente artigo enseja uma reflexão, a partir do romance Ensaio sobre a cegueira, de José Saramago, acerca da insuficiência dos pareceres e da idiossincrasia dos pareceristas.

 

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Biografía del autor/a

  • João Anzanello Carrascoza, Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes

    Professor da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, onde fez mestrado e doutorado em Ciências da Comunicação. É docente também do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas do Consumo da ESPM-SP.

     

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Publicado

2025-08-31

Número

Sección

Dossiê

Cómo citar

Carrascoza, J. A. (2025). Avaliação por pares: pareceres lúcidos e comentários cegos. MATRIZes, 19(2), 105-119. https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v19i2p105-119