Sistemas desinformativos: pensamentos em diálogo
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v19i2p375-379Palavras-chave:
Desinformação, Sistemas, Plataformas digitais, Soberania, gêneroResumo
Esta resenha aborda a complexidade da desinformação contemporânea através do livro A rede da desinformação: Sistemas, estruturas e dinâmicas nas plataformas de mídias sociais, de Raquel Recuero, lançado em 2024. O texto argumenta que, embora o engano seja antigo, sua dimensão atual é reconfigurada pelas plataformas digitais. Recuero propõe a desinformação em três dimensões — objeto, processo e efeito —, defendendo a tese de um problema sistêmico. Mantendo a centralidade da obra resenhada, o texto dialoga com Byung-Chul Han sobre a crítica à infocracia e à soberania na era digital. Também com Judith Butler, que oferece lentes para entender a polarização e o negacionismo em debates públicos, como na questão de gênero, os quais impedem a deliberação informada e a busca pela verdade.
Downloads
Referências
Butler, J. (2024). Quem tem medo do gênero? Boitempo.
Han, B.-C. (2022). Infocracia: Digitalização e a crise da democracia. Vozes.
Karnal, L., & Estevam, J. (2023). Preconceito: Uma história. Planeta.
Recuero, R. (2024). A rede da desinformação: Sistemas, estruturas e dinâmicas nas plataformas de mídias sociais. Sulina.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-SA 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista para fins não comerciais.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.




















