Jean-Claude Bernardet: uma homenagem
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v19i2p151-175Resumo
O Comitê Editorial de MATRIZes aprecia quando as entrevistas submetidas à revista são realizadas com pesquisadores pioneiros e com forte influência no campo de estudos, tendo em vista que o formato relati vamente amplo do texto pode favorecer a recapitulação de aspectos significativos de suas trajetórias e discussões de caráter autorreflexivo. Nessa perspectiva, um nome lembrado era o de Jean-Claude Bernardet, autor com contribuições fundamentais aos estudos cinematográficos brasileiros. Com personalidade tão multifacetada quanto a de seu mestre Paulo Emílio Sales Gomes, Bernardet faleceu em 12 de julho deste ano, deixando uma marca importante na cultura nacional ao atuar como crítico, ator, roteirista, cineasta, tradutor, escritor, professor e pesquisador universitário na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (USP). Como forma de prestar uma homenagem póstuma a Bernardet, a revista sondou pessoas próximas a ele para verificar a existência de alguma entrevista inédita, chegando ao cineasta Fábio Rogério, que gentilmente mostrou alguns materiais ainda não publicados na forma impressa. Assim, foi escolhida e editada uma entrevista realizada em 1º de dezembro de 2019, no Hotel do Fest Aruanda, em João Pessoa, na Paraíba, na qual Bernardet explana sobre aspectos de sua biografia e de sua relação com o cinema brasileiro.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-SA 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista para fins não comerciais.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.




















