Busca por uma Metodologia da Influência dos Animês em Jovens Brasileiros – uma perspectiva Junguiana
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v7i1p247-262Palavras-chave:
Animê, Influência, Envolvimento, Identificação, IdentidadeResumo
Esta pesquisa busca por uma nova metodologia para entender como animês influenciam os jovens através de processos narrativos, e análises de envolvimento com textos da TV e identificação com personagens da mídia, através de entrevistas com quatro jovens fãs do animê Naruto. Esses jovens demonstraram, por meio de histórias narradas por eles mesmos, encarnarem arquétipos representados por imagens em animês. Arquétipos de ruptura e quebra de paradigmas, de inovação e transgressão como o arquétipo do Herói são referência para a maioria deles, mas personagens caracterizados pela busca da manutenção do status-quo, por exemplo, também surgem como uma possível mudança de postura encontrada na juventude atual.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Publicado
2013-06-05
Edição
Seção
Em Pauta/Agenda
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-SA 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista para fins não comerciais.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Como Citar
Portes, G. P., & Haig, E. (2013). Busca por uma Metodologia da Influência dos Animês em Jovens Brasileiros – uma perspectiva Junguiana. MATRIZes, 7(1), 247-262. https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v7i1p247-262