Imaginar a produção, o consumo e a nação: estratégias sensíveis da comunicação publicitária
DOI :
https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v8i1p179-190Mots-clés :
Comunicação e consumo, publicidade, trabalho, linguagem, identidade.Résumé
Neste artigo desenvolvemos a análise da campanha Brasil Presença, veiculada no anode 2009. A série de comerciais apresenta os elos invisíveis constituintes das cadeias deprodução e do consumo no Brasil contemporâneo, representadas por sujeitos e suas narrativaspessoais. A publicidade constrói o sentido de comunidade imaginada e instaura ainstituição bancária como presença fundamental na nação constituída discursivamente,em torno do trabalho e do consumo. De acordo com o discurso, os entrelaçamentos detrajetórias humanas e de fluxos econômicos são motivadores da visão eufórica do país,tanto internamente quanto em sua visibilidade no cenário mundial.##plugins.themes.default.displayStats.downloads##
Téléchargements
Publiée
2014-06-24
Numéro
Rubrique
Em Pauta/Agenda
Licence
Les auteurs qui publient dans ce journal acceptent les termes suivants:
- Les auteurs conservent le droit d'auteur et accordent à la revue le droit de première publication, le travail étant concédé simultanément sous la licence Creative Commons Attribution (CC BY-NC-SA 4.0) qui permet le partage de l'œuvre avec reconnaissance de la paternité et de la publication initiale dans cette revue à des fins non commerciales.
- Les auteurs sont autorisés à assumer des contrats supplémentaires séparément, pour une distribution non exclusive de la version de l'ouvrage publiée dans cette revue (par exemple, publication dans un référentiel institutionnel ou en tant que chapitre de livre), avec reconnaissance de la paternité et de la publication initiale dans cette revue.
Comment citer
Casaqui, V. (2014). Imaginar a produção, o consumo e a nação: estratégias sensíveis da comunicação publicitária. MATRIZes, 8(1), 179-190. https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v8i1p179-190