Posthumous letter to José Marques de Melo

Authors

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v12i2p103-109

Keywords:

Memory, José Marques de Melo

Abstract

Memória e homenagem de Cremilda Medida a José Marques de Melo (1943-2018).

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

  • Cremilda Medina, Universidade de São Paulo

    Journalist, researcher, and senior Full Professor of the University of São Paulo. Author of 19 books and organizer of 52 collections that address social communication and discuss new paradigms in the epistemological interfaces of inter- and transdisciplinarity.

References

MARQUES DE MELO, J. Entre el saber y el poder: pensamiento comunicacional latinoamericano. Monterrey: Unesco, 2007.

MARQUES DE MELO, J. História do pensamento comunicacional. São Paulo: Paulus, 2003.

MARQUES DE MELO, J. História social da imprensa. Porto Alegre: EdiPUCRS, 2003.

MARQUES DE MELO, J. Jornalismo opinativo. Campos do Jordão: Mantiqueira de Ciência e Arte, 2003.

MARQUES DE MELO, J. Teorias da comunicação. Paradigmas latino-americanos. Rio de Janeiro: Vozes, 1998.

MARQUES DE MELO, J. A reforma do ensino de jornalismo. Porto Alegre: PUC; Famecos, 1969.

MARQUES DE MELO, J. Sociologia da imprensa brasileira. Rio de Janeiro: Vozes, 1973.

MARQUES DE MELO, J. Contribuições para uma pedagogia da comunicação. São Paulo: Paulinas, 1974.

MARQUES DE MELO, J. Comunicação/incomunicação no Brasil. São Paulo: Loyola, 1976.

MARQUES DE MELO, J. Comunicação, opinião e desenvolvimento. Rio de Janeiro: Vozes, 1977.

MARQUES DE MELO, J. Comunicação social: teoria e pesquisa. Rio de Janeiro: Vozes, 1977.

MARQUES DE MELO, J. Subdesenvolvimento, urbanização e comunicação. Rio de Janeiro: Vozes, 1977.

MARQUES DE MELO, J. Comunicação, modernização e difusão de inovações no Brasil. Rio de Janeiro: Vozes, 1978.

MARQUES DE MELO, J. Comunicação social: teoria e pesquisa. Rio de Janeiro: Vozes, 1978.

MARQUES DE MELO, J. Ideologia e poder no ensino de comunicação. São Paulo: Cortez & Moraes, 1979.

MARQUES DE MELO, J. Comunicação e classes subalternas. São Paulo: Cortez, 1980.

MARQUES DE MELO, J. Comunicação & libertação. Rio de Janeiro: Vozes, 1981.

MARQUES DE MELO, J. Populismo e comunicação. São Paulo: Cortez Editora, 1981.

MARQUES DE MELO, J. Telemania, anestésico social. São Paulo: Loyola, 1981.

MARQUES DE MELO, J. Censura & liberdade de imprensa. São Paulo: Com-Arte, 1984.

MARQUES DE MELO, J. A opinião no jornalismo brasileiro. Rio de Janeiro: Vozes, 1985.

MARQUES DE MELO, J. Comunicação e transição democrática. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1985.

MARQUES DE MELO, J. Comunicação: teoria e política. São Paulo: Summus, 1985.

MARQUES DE MELO, J. Para uma leitura crítica da comunicação. São Paulo: Paulinas, 1985.

MARQUES DE MELO, J. Comunicação: direito à informação. Campinas: Papirus, 1986.

MARQUES DE MELO, J. Jornalismo na América Latina. Buenos Aires: Paulinas, 1987.

MARQUES DE MELO, J. As telenovelas da Globo: produção e exportação. São Paulo: Summus, 1988.

MARQUES DE MELO, J. Comunicação, cultura, mediações: o percurso intelectual de Jesús Martin Barbero. São Bernardo do Campo: Umesp, 2000.

MARQUES DE MELO, J. A esfinge midiática. São Paulo: Paulus, 2004.

MARQUES DE MELO, J. Direito à comunicação na sociedade da informação. São Bernardo do Campo: Umesp, 2005.

MARQUES DE MELO, J. Pedagogia da comunicação: matrizes brasileiras. São Paulo: Angellara, 2006.

MARQUES DE MELO, J. Mercado e comunicação na sociedade digital. São Paulo: Intercom, 2007.

MARQUES DE MELO, J. Caleidoscópio chinês. Comunicação, educação e turismo na Nova China. São Paulo: Intercom, 2008.

MARQUES DE MELO, J. História política das ciências da comunicação. Rio de Janeiro: Mauad X, 2008.

MARQUES DE MELO, J. Mídia e cultura popular: história, taxionomia e metodologia da folkcomunicação. São Paulo: Paulus, 2008.

MARQUES DE MELO, J. O campo da comunicação no Brasil. Rio de Janeiro: Vozes, 2008.

MARQUES DE MELO, J. Jornalismo, compreensão e reinvenção. São Paulo: Saraiva, 2009.

MARQUES DE MELO, J. Pensamiento comunicacional latinoamericano: entre el saber y el poder. Salamanca: Comunicación Social, Ediciones y Publicaciones, 2009.

MARQUES DE MELO, J. Vestígios da travessia: da imprensa à internet. 50 anos de jornalismo. São Paulo: Paulus; Maceió: Edufal, 2009.

MARQUES DE MELO, J. Comunicación multicultural en Iberoamérica. Historia contextual y teoría comparada. São Paulo: Intercom, 2010.

MARQUES DE MELO, J. Os caminhos cruzados da comunicação. Política, economia e cultura. São Paulo: Paulus, 2010.

MARQUES DE MELO, J. Vozes de resistência e combate: o legado crítico da comunidade acadêmica. São Paulo: Intercom, 2010.

MARQUES DE MELO, J. A metamorfose da comunicação do século XXI. São Paulo: Intercom, 2011.

MARQUES DE MELO, J. Impasses mundializadores da Escola de Comunicação e Artes (1973-2011). São Paulo: ECA/USP; Socicom, 2011.

MARQUES DE MELO, J. Raízes ibero-americanas da Escola de Comunicações Culturais (1966-1972). São Paulo: ECA/USP, 2011.

MARQUES DE MELO, J. História do jornalismo: itinerário crítico, mosaico contextual. São Paulo: Paulus, 2012.

MARQUES DE MELO, J. Jornalismo made in USA: olhar brasileiro. 100 anos de pós-graduação e pesquisa. São Paulo: Intercom, 2012.

MARQUES DE MELO, J. Jornalismo científico: teoria e prática. São Paulo: Intercom, 2014.

MARQUES DE MELO, J. Teoria e metodologia: tendências do século XXI. São Paulo: Paulus, 2014.

MARQUES DE MELO, J. Pensamento comunicacional uspiano. Comunicações culturais: raízes da pesquisa avançada. São Paulo: ECA/USP, 2015.

MARQUES DE MELO, J. Pensar la comunicación en Latinoamérica. Quito: Ciespal, 2015.

MARQUES DE MELO, J. Teoria do jornalismo. São Paulo: Paulus, 2015.

MARQUES DE MELO, J. Folkcomunicação en América Latina: diálogos entre Chile y Brasil. Temuco: Espiral Social, 2016.

MARQUES DE MELO, J. et al. (Orgs.). Comunicação latino-americana: o protagonismo feminino. São Bernardo do Campo: Umesp, 2003.

MARQUES DE MELO, J. et al. (Orgs.). Ícones da sociedade midiática: da aldeia de McLuhan ao planeta de Bill Gates. São Paulo: Mauad, 2007.

MARQUES DE MELO, J. et al. (Orgs.). Televisão na América Latina 1950-2010: pioneirismo, ousadia, inventividade. São Bernardo do Campo: Cátedra Unesco Umesp, 2011.

MARQUES DE MELO, J. et al. (Orgs.). Vozes da distensão e transição: o debate político na sociedade. São Paulo: Intercom, 2011.

MARQUES DE MELO, J. et al. (Orgs.). Comunicação ibero-americana: sistemas midiáticos, diversidade cultural, pesquisa e pós-graduação. São Paulo: Edusp, 2012.

MARQUES DE MELO, J. et al. (Orgs.). Paradigmas brasileiros em ciências da comunicação. São Paulo: Intercom, 2012.

MARQUES DE MELO, J. et al. (Orgs.). Metamorfose da folkcomunicação. São Paulo: Editae, 2013.

MARQUES DE MELO, J. et al. (Orgs.). Panorama da comunicação e das telecomunicações no Brasil 2012/2013. Flagrantes. Brasília, DF: Ipea, 2013.

MARQUES DE MELO, J. et al. (Orgs.). Pensamento comunicacional latino-americano através da literatura de Jorge Fernandez. São Paulo: Intercom; Unesco, 2013.

MARQUES DE MELO, J. et al. (Orgs.). Luiz Beltrão: singular e plural. São Paulo: Intercom; Faccat, 2014.

MARQUES DE MELO, J. et al. (Orgs.). Ciências da comunicação no Brasil. 50 anos: histórias para contar. São Paulo: Intercom, 2015.

MARQUES DE MELO, J. et al. (Orgs.). Pensamento comunicacional brasileiro. O legado das ciências humanas: mídia e consumo. São Paulo: Paulus, 2015.

MARQUES DE MELO, J. et al. (Orgs.). Radialismo no Brasil: cartografia do campo acadêmico (Itinerário Zita, a pioneira). Florianópolis: Insular, 2015.

MARQUES DE MELO, J. et al. (Orgs.). Jornalismo comparado. Um dia na imprensa brasileira. Blumenau: Edifurb, 2016.

Published

2018-08-30

Issue

Section

Dossier

How to Cite

Medina, C. (2018). Posthumous letter to José Marques de Melo. MATRIZes, 12(2), 103-109. https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v12i2p103-109