As revoluções das mídias: as transformações da era digital à luz do surgimento da imprensa
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v15i1p317-321Palabras clave:
História do livro, Invenção da imprensa, Comunicação e mídiasResumen
Esse texto é uma resenha do livro A Europa de Gutenberg: O Livro e a Invenção da Modernidade Ocidental (Séculos XIII-XVI), do historiador francês Frédéric Barbier, lançado na França em 2006 e no Brasil em 2018, em tradução publicada pela Edusp. O autor traça um panorama histórico do surgimento da prensa de tipos móveis, atentando para os processos sociais, econômicos e culturais que o antecedem e o sucedem, cobrindo, portanto, mais de três séculos. Com essa análise, sua proposta é elaborar um paralelo entre a revolução causada pela imprensa e a atual revolução digital, suas causas e consequências.
Descargas
Referencias
Estudo da ONU revela que mundo tem abismo digital de gênero. (2019, 6 de novembro). ONU News. https://bit.ly/3nBob73
Orlowski, J. (Diretor). (2020). O dilema das redes [Filme]. Exposure Labs.
Virilio, P. (1998, março). Œil pour œil, ou le krach des images. Le Monde Diplomatique. https://bit.ly/36MhgRL
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
- Los autores mantienen los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho a la primera publicación, con el trabajo licenciado simultáneamente bajo la Creative Commons Attribution License (CC BY-NC-SA 4.0) que permite compartir el trabajo con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista para fines no comerciales.
- Los autores están autorizados a asumir contratos adicionales por separado, para la distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicado en esta revista (por ejemplo: publicación en repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.