Constelações ubíquas: rumo a uma antropologia não antropocêntrica
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v15i1p13-43Palabras clave:
Indisciplina, Ubiquidade, Diásporas, Polifonias, Sincretismos, FetichesResumen
A divisão do conhecimento em disciplinas-disciplinadas, tal como foi estabelecida pela divisão do trabalho da era industrial, dividida em faculdades, departamentos, currículos etc., se dissolve no ar de pixels. A constelação conceitual do ensaio é baseada na indisciplina metodológica. A pesquisa no campo material e imaterial, analógico e digital mistura conceitos-chave: sincretismos culturais, polifonias narrativas, subjetividade ubíqua, diásporas inquietas, meta-fetichismos. O etnógrafo se move deslocado, atento aos menores detalhes nas paisagens que fluem; assim, aprende a se observar durante a pesquisa. No processo do método reflexivo, o pesquisador se descobre parte da pesquisa e a inconsistência dialética sujeito/objeto.
Descargas
Referencias
Adorno, T. W. (1937). Spätstil Beethovens. Der Auftakt, 17(5-6), 65-67.
Adorno, T. W. (1955). Minima moralia. Einaudi.
Adorno, T. W. (1966). Dialettica negativa. Einaudi.
Amado J. (1987). Due storie del porto di Bahia. Garzanti
Andrade, O. (1999). Manifesto antropofagico. Meltemi (Obra original publicada em 1924)
Bakhtin, M. (1988). L’autore e l’eroe. Einaudi.
Bateson, G. (1976). Verso un’ecologia della mente. Adelphi.
Bateson, G. (1988). Naven. Einaudi.
Barenboim, D. (2007). Everything is connected: The power of the music. Verso.
Barenboim, D., & Said, E. (2004). Parelleli e paradossi: Pensieri sulla musica, la politica e la società. il Saggiatore.
Bernhard, T. (1985). Il soccombente. Adelphi.
Berners-Lee, T. (2017, 12 de março). Tim Berners-Lee: I invented the web. Here are three things we need to change to save it. The Guardian. https://bit.ly/3dQPOpp
Boccioni, U. (1910-1911). La città che sale [Pintura]. Museum of Modern Art, Nova Iorque, Estados Unidos.
Canevacci, M. (2015, 20-24 de abril). Ubiquitimes: The ethnographic experiences of digital cultures and the syncretic mix of spacetimes [Artigo apresentado]. Seminário sobre “Tempo”, Instituto de Estudos Avançados, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil. https://bit.ly/3txW8sN
Canevacci, M. (2018). La linea di polvere. La cultura Bororo tra tradizione, mutazione e auto-rappresentazione. Meltemi.
Cronenberg, D. (Diretor). (1983). Videodrome [Videodrome: A síndrome do vídeo] [Filme]. Canadian Film Development Corporation.
Cronenberg, D. (2014). Consumed. Forth Estate.
De Brosses, C. (2000). Du culte des dieux fétiches ou Parallèle de l’ancienne religion de l’Égypte avec la religion actuelle de Nigritie. Fayard. (Obra original publicada em 1760)
Documenta X. (1997). Politics: Poetics [Catálogo]. Cantz.
Durham, J. (1993). A certain lack of coherence. Kala Press.
Freud, S. (1977). Il perturbante. In Opere di Sigmund Freud (vol. 9, pp. 81-114). Bollati Boringhieri.
Freud, S. (1981). Feticismo. In Opere di Sigmund Freud (vol. 10, pp. 487-497). Bollati Boringhieri.
Gibson, W. (1984). Neuromancer. Victor Gollancz.
Gilroy, P. (2003). The black Atlantic. Meltemi.
Malara, A. (2020, 6 de março). Coronavirus, l’anestesista di Codogno che ha intuito la diagnosi di Mattia: “Ho pensato all’impossibile” [Entrevista a Giampaolo Visetti]. La Repubblica. https://bit.ly/2RNa7gi
Marcus, G. (1995). Ethnography in/of the world system: The emergence of multi-sited ethnography. Annual Review of Anthropology, 24, 95-117. https://doi.org/10.1146/annurev.an.24.100195.000523
Marx, K. (1967). Il capitale. Editori Riuniti.
Morrison, T. (2009). Amatissima. Sperling & Kupfer.
Ovidio. (2015). Le metamorfosi. Einaudi. (Obra original publicada em 8)
Rutgers University (2010, 5 de fevereiro). Computer science challenges for the next 10 years [Vídeo]. YouTube. (Obra original de 1996)
Said, E. (1999). Out of place. Granta.
Said, E. (2003). Orientalism. Pantheon. (Obra original publicada em 1979)
Said, E. (2006). On late style. Pantheon.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
- Los autores mantienen los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho a la primera publicación, con el trabajo licenciado simultáneamente bajo la Creative Commons Attribution License (CC BY-NC-SA 4.0) que permite compartir el trabajo con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista para fines no comerciales.
- Los autores están autorizados a asumir contratos adicionales por separado, para la distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicado en esta revista (por ejemplo: publicación en repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.